Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Processado, Arenas pode cumprir até cinco anos de prisão

O escândalo das armas poderá render uma fortíssima punição ao armador Gilbert Arenas, do Washington Wizards. O jogador foi processado por um escritório de promotores da cidade pelo porte ilegal de armas, e poderá cumprir uma pena que chegaria a até cinco anos de prisão e multa de valor ainda indeterminado.

A pena mínima, no entanto, poderá ser negociada entre os advogados do réu e a parte processante. A possibilidade foi aberta depois que o atleta admitiu o porte de quatro armas levadas de sua casa até o vestiário da equipe, em incidente ocorrido no dia 21 de dezembro em partida dos Wizards.

Antes do início de uma partida, Arenas levou uma arma que acabara de comprar ao vestiário do time. Após uma discussão com o reserva Javaris Crittenton por conta de um jogo de cartas, este, por sua vez, teria exibido um novo revólver e apontado para o joelho operado do astro do Washington.

Em uma ocasião seguinte, Arenas levou quatro armas ao vestiário, colocado-as próximas ao armário de Crittenton, e deixou um bilhete pedindo que ele escolhesse uma. O suplente teria, então, trazido sua própria arma e carregado-a com uma única bala, o que assustou os demais atletas da equipe.

Caso seja considerado culpado pelas acusações, ainda que não seja preso, Arenas receberá automaticamente uma suspensão de dez jogos pela liga norte-americana. Além disso, pode ver o seu milionário contrato de 80 milhões de dólares ser rescindido pelos Wizards. Desde a suspensão do armador, o time venceu um jogo e perdeu outros três.