Depois do brasileiro Thomaz Bellucci perder para o alemão Phillipp Kohlschreiber por 2 sets a 0, a segunda fase do Torneio de Auckland viu quatro dos cabeças de chave vencerem e os restantes surpreenderem ao perder suas partidas para adversários mais fracos.
A Espanha teve um dia ruim na competição da Nova Zelândia, conseguindo duas vitórias, mas vendo três revezes de seus representantes. Melhor ranqueado no torneio, o espanhol Tommy Robredo venceu com dificuldade o alemão Simon Greul por um duplo 7/6 (7-1 e 7-2 no tie-break). Albert Montañes derrotou o tenista local Jose Statham por 2 a 0 (7/6 (7-1) e 6/2).
Apesar das vitórias, o número 17 do mundo David Ferrer perdeu para o francês Arnaud Clement por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/4. Nicolas Almagro, 26º no ranking da ATP, foi vencido facilmente por Marc Gicquel, por 6/0 e 6/3. No pior dos resultados, Juan Carlos Ferrero ficou de fora das quartas de final por torcer o tornozelo esquerdo ainda no primeiro set, perdendo a vaga para o suíço Michael Lammer.
Brasileiros vencem nas duplas
Pelas quartas de final do torneio de duplas, os brasileiros Thomaz Bellucci e André Sá venceram os argentinos Juan Monaco e Lucas Arnold Ker por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4). Marcelo Melo e Bruno Soares ainda atuarão na rodada.