A equipe Kamaz colocou mais uma vez seus caminhões entre os melhores durante a nona etapa do Rali Dakar, realizada nesta segunda-feira. Firdaus Kabirov conquistou o primeiro lugar seguido do seu companheiro de equipe, o "Tsar" Vladimir Chagin. A especial mais curta da prova levou os pilotos aos territórios entre as cidades chilenas de Copiapó e La Serena, a 2000 metros de altitude.
Com o percurso remodelado às vésperas da disputa, os pilotos tiveram um dia mais leve nesta 32ª edição do Dakar. Os 170 quilômetros de especial apresentaram o risco das últimas grandes dunas no último dia de Deserto do Atacama, ainda mais para os veículos pesados como os caminhões.
Kabirov largou na segunda posição e fez uma excelente corrida de recuperação, terminando o percurso 4min41 à frente do atual líder da competição e companheiro de equipe, Vladimir Chagin, que também não conseguiu abrir vantagem na frente do francês Stéphane Peterhansel na corrida pelo recorde de conquista de etapas na história do Dakar.
A terceira colocação foi preenchida pelo trio europeu Joseph Adua da França, Darek Rodewald da Polônia e o espanhol Moi Torrallardona, 14min40 atrás de Kabirov. O bom resultado de hoje permitiu que Adua e sua equipe pulassem da 15ª posição para a o terceiro lugar da categoria geral.
Já Chagin e Kabirov continuam disputando a primeira colocação, separados por 1h11min31 de diferença. A equipe Kamaz ainda conta com outro caminhão na classificação geral, tripulado por Ilgizar Mardeev, 13h30min atrás do líder.