Atuando pela primeira vez na carreira como número 34 do mundo, Thomaz Bellucci não decepcionou. No início da madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília), ele voltou a servir muito bem e impôs um passeio sobre o suíço Marco Chiudinelli, 56, batido por duplo 6/3 na abertura do ATP 250 de Auckland.
Como os dois torneios de primeiro nível do circuito acontecem nesta semana na Oceania, a ATP resolveu adiantar para domingo a divulgação do novo ranking de entradas. Nele, Bellucci galgou duas posições após as quartas de final em Brisbane, ficando a duas desistências de ser cabeça-de-chave do Aberto da Austrália e tornando-se o sexto melhor brasileiro da história da lista - deixou para trás Carlos Kirmayr (36º em 1981) e igualou Jaime Oncins (34º em 1993).
Dentro de quadra, o paulista seguiu dando provas de sua evolução na superfície dura. Aproveitando-se de erros não forçados de Chiudinelli em momentos decisivos, o favorito jamais foi ameaçado e ganhou em 64 minutos. Trata-se da terceira vitória sobre o suíço, que, porém, havia exigido tie-breaks antes de cair no Masters 1000 de Xangai e no qualificatório do de Indian Wells, sempre em 2009.
Pela primeira vez na temporada, uma partida de Bellucci foi definida em sets diretos, já que em Brisbane ele precisou da terceira parcial para superar Juan Ignacio Chela e Harel Levy e só sucumbiu diante de Tomas Berdych por 7/6 na etapa final. Com esses resultados, seu início de ano já é bem superior comparado ao passado, no qual disputou três eventos na Oceania e saiu sem êxitos em chaves principais.
Nesta segunda, novamente o serviço fez a diferença em favor do ganhador. "Saquei muito bem hoje. Trabalhei muito nesse aspecto na pré-temporada", confirmou o brasileiro, que anotou oito aces, teve aproveitamento de 69% de primeiro serviço e cedeu apenas um break point, que seria salvo, ao europeu.
Superado o amigo de infância de Roger Federer, Bellucci pode encontrar muito mais dificuldades rumo às quartas de final na Nova Zelândia, já que está na chave de Philipp Kohlschreiber, 27º colocado do ranking. O alemão enfrentaria o argentino David Nalbandian, que tinha retorno marcado ao circuito depois de afastamento de oito meses, contudo desistiu. No lugar do antigo top três entrou o lucky loser espanhol Ingo Cervantes-Huegun, 235º da ATP, que deve voltar às quadras por volta da 0h30 (de Brasília) desta terça-feira.
Confira todos os resultados do ATP 250 de Auckland:
Jurgen Melzer (AUT) x Fabio Fognini (ITA): 5/7, 6/3 e 6/2
Thomaz Bellucci (BRA) x Marco Chiudinelli (SUI): 6/3 e 6/3
Jose Statham (NZL) x Daniel King-Turner (NZL): 6/2 e 7/5