Pouco importou o fato de o Los Angeles Lakers estar na liderança da Conferência Oeste, enquanto os Clippers nem frequentam a zona de classificação para os playoffs. No clássico da maior cidade da Califórnia, valeu a superação do "primo pobre", que bateu os poderosos campeões da NBA na noite desta quarta-feira por 102 x 91.
Comandado por Baron Davis, que marcou 25 pontos, os Clippers conseguiram quebrar uma incômoda série de nove derrotas consecutivas diante do maior rival. O jejum diante do Lakers havia se iniciado 12 de abril de 2007.
O primeiro quarto da partida foi bastante equilibrado e, após tirar uma desvantagem que chegou a ser de sete pontos (22 x 15), os Lakers foram para a primeira pausa do confronto apenas um ponto atrás do adversário: 26 x 25.
No segundo quarto, a igualdade persistiu e ninguém conseguiu escapar do placar até três minutos do fim, quando os Clippers voltaram a abrir uma boa diferença, indo para o intervalo com 52 x 43 no placar. A liderança foi mantida até o início do quarto decisivo, quando uma cesta do reserva Shannon Brown empatou o jogo em 81 pontos.
Isso, no entanto, não foi o suficiente para abalar os Clippers no Staples Center: além de Davis, que também deu dez assistências durante toda a partida, o time contou com a boa pontaria nos lances livres para assegurar o triunfo, seu 16º em 34 jogos na atual temporada.
O astro Kobe Bryant foi o cestinha do jogo, com 33 pontos. Destaque ainda para Chris Kaman e Marcus Camby, que, juntos, conseguiram 27 rebotes para a equipe vencedora. Lamar Odom e Andrew Bynum também foram bem neste quesito, somando 30 recuperações de bola para os Lakers.
Brasileiros em quadra
Dois jogadores do Brasil atuaram nesta noite pela liga norte-americana de basquete: Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa. E ambos, apesar de atuações discretas, saíram com vitórias de quadra: enquanto o Cleveland Cavaliers fez 121 x 98 no Washington Wizards, o Phoenix Suns bateu o Houston Rockets por 118 x 110.
Com quase 27 minutos em quadra, Varejão pegou oito rebotes e deu 12 pontos para os vice-líderes do Leste, ao passo que o armador contribuiu com nove pontos em seus 17 minutos atuando pelo Suns, agora terceiros colocados na Conferência Oeste.
Confira outros resultados da NBA nesta quarta:
Atlanta Hawks 119 x 89 New Jersey Nets
Orlando Magic 103 x 108 Toronto Raptors
Miami Heat 106 x 112 Boston Celtics
Minnesota Timberwolves 101 x 107 Golden State Warriors
Oklahoma City Thunder 92 x 97 New Orleans Hornets
San Antonio Spurs 112 x 92 Detroit Pistons
Utah Jazz 117 x 94 Memphis Grizzlies