PARIS - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) afirma em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (6/1) que o banimento para toda vida de Flavio Briatore permanecerá em vigor, enquanto restarem vias de apelação possíveis contra a sentença anunciada por um tribunal francês nesta terça-feira.
[SAIBAMAIS]"A decisão do tribunal (de primeira instância de Paris) não pode entrar em vigor até que tenham sido esgotadas as possibilidades de apelação da FIA", afirma o comunicado. "Até lá a decisão do Conselho Mundial do Esporte Automobilístico continuará sendo aplicada", acrescenta o texto.
Na terça-feira, a justiça francesa anulou a suspensão vitalícia do esporte automobilístico da FIA contra o ex-diretor da escuderia Renault de Fórmula 1, o italiano Flavio Briatore, por seu envolvimento no 'Cingapuragate', o acidente armado do brasileiro Nelsinho Piquet no Grande Prêmio de Cingapura de 2008.
"A capacidade da FIA para excluir aqueles que arriscaram voluntariamente a vida dos demais nuncia havia sido questionada até agora", completa a FIA, que explica estar estudando "com detalhes todas a possibilidades de apelação".
Briatore, acusado pela FIA de ter ordenado o acidente voluntário de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de 2008 para favorecer o espanhol Fernando Alonso, foi punido em setembro com uma grande multa e o banimento da F1.