Escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, Brasília deu um passo importante para receber o maior evento futebolístico do mundo. Ontem, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, enviou, por meio de um assessor, ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, um documento com detalhes sobre a situação dos projetos da capital federal voltados para o Mundial.
Segundo Arruda, o DF está seguindo o que foi planejado e dentro dos prazos estabelecidos. ;Nosso cronograma das obras com vistas à Copa de 2014 está sendo seguido exatamente dentro da programação e estamos em estado avançado em relação a outras cidades que sediarão os jogos;, informou. O governador ainda afirmou que recebeu elogios do presidente da CBF. ;O Ricardo Teixeira me telefonou e disse que está satisfeito com o ritmo das obras no DF conforme dissecamos no relatório. Temos um projeto amplo e vamos cumprir;, revelou.
Teixeira apontou que a iniciativa do DF é pioneira entre as cidades-sede e que todas as informações recebidas serão repassadas para o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Veja o que está sendo preparado para a Copa de 2014 na cidade:
Estádio Nacional Mané Garrincha
O novo estádio teve a primeira parte da licitação encerrada e já tem todos os projetos arquitetônicos e de engenharia prontos dentro das exigências da Fifa. A expectativa é que as obras comecem em março deste ano e sejam concluídas até dezembro de 2012. O dinheiro que vai financiar o Estádio Nacional Mané Garrincha virá da venda de terrenos na área central da cidade, destinados à construção de hotéis, salas comerciais e centros de convenções.
Estádio Bezerrão
Inaugurado em 19 de novembro de 2008, em partida amistosa em que o Brasil venceu Portugal por 6 x 2, o Bezerrão servirá de campo de treinamento para as seleções que vierem para o DF. A construção foi orçada em R$ 50 milhões e tem capacidade para 20 mil torcedores. Para facilitar o acesso ao local, será construído o Viaduto do Periquito, além de novos ramos de ligação ao Balão do Periquito.
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
Com obras em andamento, o VLT vai fazer a ligação entre o Aeroporto Internacional de Brasília e o centro da cidade, tanto para os jogos no Mané Garrincha quanto para os hotéis e o Centro de Convenções. O valor total da obra é de R$ 1,5 bilhão e o projeto estará 100% concluído em 2014. O valor tem garantia de financiamento pelo Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.
Copa vai, legado fica
Além das obras relacionadas diretamente à Copa do Mundo, o GDF adota medidas de investimento em outras áreas, visando melhorias para as futuras gerações do DF. É prevista a construção de 30 campos de grama sintética, sendo que 11 já estão prontos e os demais serão entregues até dezembro deste ano. Outro projeto que já está em andamento é a criação das Vilas Olímpicas. A primeira foi inaugurada em Samambaia, em outubro de 2009, e conta com duas piscinas olímpicas, uma de salto, uma pista de atletismo, campos de futebol, de areia, quadras poliesportivas e um ginásio coberto. A previsão é que outras 11 sejam entregues até dezembro.
Os incentivos, no entanto, não se resumem à área esportiva. Há projetos também para estimular o serviço voluntário nas escolas da rede pública, além de um programa de línguas nas polícias civil e militar, com o objetivo de capacitar os policiais a falar com fluência pelo menos duas línguas além do português. Em relação à segurança, já foram inaugurados 100 postos policiais, e outros 100 são previstos até o fim de 2010. Haverá ainda contratação de mais PMs e oficiais da corporação serão mandados para o exterior a fim de fazer cursos na área de gerenciamento de grandes eventos.
*Colaborou Ana Maria Campos