Zagallo topou entregar a camisa 13 ao atacante Sebastián Abreu, amanhã, na apresentação oficial do novo centroavante do Botafogo, mas ontem, 40 torcedores se anteciparam e entregaram o uniforme ao uruguaio durante o desembarque, no aeroporto Internacional do Rio. Com ela, Abreu espera quebrar um tabu de 33 anos em 2010.
O Campeonato Carioca não tem um artilheiro estrangeiro desde 1976. O último foi o argentino Narciso Horacio Doval. Naquele ano, o centroavante marcou 20 gols e deu o título ao Fluminense. Curiosamente Doval tinha o mesmo apelido de Abreu: El Loco.
Currículo para superar os badalados Adriano (Flamengo), Fred (Fluminense) e Dodô (Vasco) o uruguaio tem de sobra. Com 284 gols em 498 jogos na carreira (média de 0,55 por partida), o gringo foi artilheiro quatro vezes na carreira. A maioria no Campeonato Mexicano.
Em 2000, com a camisa do Tecos, marcou 14 gols e foi um dos três goleadores do Nacional. Dois anos depois, virou a casaca e balançou as redes 19 vezes com o uniforme do Cruz Azul. Pelo Dorados, Abreu foi artilheiro outras duas vezes. A primeira em 2005, com 15 gols, e a segunda no ano seguinte, com 11. Aos 33 anos, Abreu defendeu 16 clubes diferentes. A melhor média de gols foi no Cruz Azul, do México. No total, 46 gols em 52 jogos ;média de 0,89.
No que depender de Zagallo, Abreu será o artilheiro do Carioca. Convidado pelo presidente Maurício Assumpção para entregar a camisa 13 ao matador uruguaio, Zagallo topou. ;Recebi um telefonema do presidente. Estou pronto para fazer a homenagem ao jogador. Torço pelo Abreu no Botafogo. Tenho simpatia pelo número 13 e fui um vitorioso. Ele tem demonstrado que gosta da camisa e tem feito sucesso com ela também;, comentou o Velho Lobo.
Mais reforços
Depois de anunciar Abreu, a diretoria alvinegra espera apresentar em breve outros dois nomes. Um deles é o zagueiro Antônio Carlos, cujos direitos federativos estão vinculados ao Atlético Paranaense. O Furacão nega ter recebido uma proposta pelo jogador O beque disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Atlético Goianiense, que subiu para a Série A.
Outro sonho de consumo é o meia Fellype Gabriel. Revelado pelo Flamengo, o jogador de 24 anos defende a Portuguesa, mas pretende voltar ao Rio de Janeiro. ;Com o Botafogo está bem encaminhado. Temos que levar a proposta à Portuguesa e esperar. Não há nada de concreto. A vontade é de retornar para o Rio, mas vamos ver, tentar chegar a algo bom para todos;, revelou o jogador.
O outro Loco brilhou pela dupla Fla-Flu
Antes de ser artilheiro do Carioca pelo Fluminense, El Loco Doval, nascido em Buenos Aires, foi goleador do Estadual pelo Flamengo. Em 1972, marcou 16 gols
Rodrigo Souto e Roger na mira
; A diretoria alvinegra ainda sonha em contar com o volante Rodrigo Souto, do Santos. Outro sonho de consumo é o meia Roger, ex-Fluminense, Corinthians e Flamengo, atualmente no Catar FC. O gerente de futebol do Glorioso, Anderson Barros, confirmou o interesse do clube no jogador, mas negou que já exista uma negociação em andamento.
Flamengo quer deixar Imperador no ponto
Se o Adriano estiver bem fisicamente, como certeza será convocado pelo Dunga para disputar a Copa do Mundo;, garantiu o preparador físico do Flamengo, Alexandre Sanz, numa entrevista a uma rádio carioca. O atacante chegou na Gávea durante o último Campeonato Brasileiro e custou a entrar em forma. Mas, quando isto aconteceu, passou a mostrar o bom futebol que conduziu à Seleção Brasileira.
Depois das férias, é natural que a forma física de Adriano não seja a ideal. No entanto, Alexandre Sanz esteve presente na festa do fim de ano organizada por Zico, no Maracanã, e gostou da silhueta do atacante do Flamengo. Ele acredita que o atacante esteja evitando noites de embalo e comidas gordurosas ; tudo pelo sonho de disputar a Copa. Foi por este mesmo motivo que ele, recentemente, recusou propostas para se transferir novamente para o futebol europeu.
;O Adriano chegou mal, mas se condicionou e hoje está no mesmo nível do restante do grupo. Acredito que ele esteja em boas condições já para a estreia do time no Campeonato Carioca;, comentou Alexandre Sanz, que se preocupa mais com o estado de saúde de outro craque rubro-negro, Petkovic, que continua de férias na Sérvia.
Com 35 anos, Petkovic foi poupado em alguns jogos do Flamengo em 2009 por não suportar correr os noventa minutos. É improvável que ele esteja em boas condições físicas nas primeiras rodadas do estadual, já que, com 35 anos de idade, ele demora a recuperar o peso ideal.