Maurício Neves e Clécio Maestrelli conquistaram um resultado histórico para o automobilismo brasileiro neste domingo (3/1): terceiros colocados na segunda etapa da edição 2010 do Rali Dakar, eles estabeleceram a melhor classificação de um carro verde-amarelo desde que a competição começou a ser disputada, em 1979.[SAIBAMAIS]
A marca anterior pertencia a Klever Kolberg que em 2002 conseguiu a oitava colocação em uma das etapas da disputa. Defendendo as cores da Volkswagen, a dupla Neves/Maestrelli começou a prova na décima posição e pisou forte até conseguir a primeira colocação, mantida até o quilômetro 136 do percurso especial.
Porém, a vantagem que possuíam diante dos adversários era pequena e eles foram ultrapassados pelo seu companheiro da parceria Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk, que terminou a etapa em primeiro. O segundo lugar foi ocupado pelo piloto da BWM, Guerlain Chicherit, e sua navegadora, Maria Cristina Thoerner, que ultrapassaram os brasileiros no quilômetro 181.
"Acho que conseguimos encontrar um bom ritmo, estou muito satisfeito", declarou Maurício, que agora é quinto na classificação geral, a 5min40s do líder Al-Attiyah.
A etapa deste domingo foi entre Córdoba e La Rioja. Nesta segunda, os pilotos terão 182 quilômeros cronometrados, entre La Rioja e Fiambala.