Em dez edições da Copa América de ciclismo já realizadas até aqui, sete foram vencidas por brasileiros. A mais recente, realizada no circuito de Interlagos neste domingo (3/1), foi ganha por Geraldo Souza, que abriu muito bem o novo calendário do esporte olímpico nacional.
Quarto colocado no ranking brasileiro de estrada de 2009, Geraldo surpreendeu os favoritos ao título nos 600 metros finais, quando ultrapassou o então líder pela direita, subindo na zebra, na entrada da reta dos boxes, em um momento no qual não havia mais tempo para os rivais se recuperarem.
Antes disso, o vencedor realizava corrida relativamente discreta. Durante as últimas quatro das 20 voltas no autódromo, o triunfo parecia certo para o trio formado pelo argentino Francisco Chamorro, campeão do ano passado, e pelos brasileiros Pedro Nicácio e Roberto Pinheiro.
Eles estavam com mais de um minuto de vantagem sobre os rivais, incluindo Geraldo Souza, mas decepcionaram no giro decisivo, em que um pelotão de seis atletas encostou nos três líderes e fez a reta de chegada ser emocionante.