O CFZ mostrou entrosamento e velocidade no ataque em sua estreia na Copa São Paulo de Juniores, mas pagou o preço da falta de maturidade, de duas falhas do goleiro Warlei e até de um erro clamoroso do árbitro Anderson Pires. Em uma chuva de oito gols em Araras (SP), ontem à tarde, o vice-campeão candango sub-20 desperdiçou a chance de desbancar o favorito Vasco ao amargar um empate por 4 x 4, no estádio Hermínio Ometto, pelo Grupo O.
No 3-5-2, o Vasco saiu na frente com belo lance individual do meia Jonathan, único destaque vascaíno, com pinta e corte de cabelo de craque, no estilo moicano. O CFZ, no entanto, mesmo no fechado 3-6-1, conseguiu dominar as ações para fazer 3 x 1 ainda no primeiro tempo. A virada só não foi mais elástica porque o centroavante Marcos Fernando perdeu uma chance livre, com cabeçada descalibrada.
A filial candanga do time do Zico, porém, ainda foi beneficiada com a expulsão injusta do atacante João Carlos. O camisa 11 do Vasco recebeu o segundo cartão vermelho, aos 34 minutos do primeiro tempo, depois de tirar a bola do adversário. O técnico Toninho Cajuru tentou aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais, na etapa final, com a troca de um zagueiro Dudu, que estava pendurado, pelo atacante Giuliano.
O CFZ voltou bem taticamente, com amplo domínio, mas não teve categoria para matar o jogo e também viu o goleiro Gott virar um paredão, com boas defesas. Do outro lado, o treinador Gaúcho lançou o Vasco ao ataque ao trocar de uma vez, aos nove minutos, os dois cabeças de área. O Bacalhau passou a respirar e conseguiu chegar à frente.
Mesmo com um jogador a menos, os vascaínos comemoraram uma reação-relâmpago, com dois gols em dois minutos (15 e 16). Ainda assim, o volante Ronaell se recuperou de ter marcado contra e voltou a deixar os candangos na frente. Quando a vitória do CFZ parecia certa, uma lambança da arbitragem impediu a festa ao não marcar a falta do atacante Willen no goleiro Warlei antes do gol salvador de Felipe.
O emocionante 4 x 4 deixou as duas equipes na vice-liderança, com um ponto. O Atlético Sorocaba lidera depois de ganhar por 1 x 0 do União São João na preliminar. Na próxima terça-feira, o CFZ pega o time da casa, às 19h, e o Vasco enfrenta o líder, às 21h. Apenas o primeiro colocado de cada chave tem classificação garantida. As outras nove vagas sairão pelo índice técnico entre concorrentes dos 23 grupos.
Placar
CFZ 4
Warlei; Gustavo Sousa, Dudu (Giuliano) e José Roberto; Tarcísio, Marcos Rogério, Ronaell (Elvis Marley), Elvis, Carlyle (Júlio) e Vítor Hugo; Marcos Fernando
Técnico: Toninho Cajuru
Vasco 4
Gott; Allan Miguel, Felipe e William; Jonathan Alves, Maicom (Pedrinho), Luan (Rigotti), Jonathan (Roni) e Ari; João Marcos e Willen
Técnico: Gaúcho
Gols: Jonathan, aos 11, Marcos Fernando, aos 22, Ronaell, aos 29, e José Roberto, aos 30 minutos do primeiro tempo; Ari, aos 15, Ronaell (contra), aos 16, Ronaell, aos 24, e Felipe, aos 36 minutos do segundo tempo n Cartões amarelos: Dudu e Allan Miguel n Cartão vermelho: João Marcos
Estatísticas e curiosidades
Os dois times exibiram em seus elencos um filho do presidente. Enquanto o meia Carlyle Júnior é o capitão, camisa 10 e um dos principais jogadores do CFZ, Rodrigo Dinamite, com a 27, não saiu do banco de reservas do Vasco para provar se herdou algum talento do ex-craque Roberto Dinamite.
Brasiliense estreia hoje
; O outro representante do Distrito Federal estreia hoje na Copa São Paulo. Heptacampeão candango sub-20, o Brasiliense começa a campanha no Grupo D contra o Vilavelhense-ES, às 11h, no estádio Cerecamp, em Campinas (SP), com transmissão pela Rede Família. Curiosamente, o Jacarezinho volta à cidade em que saiu invicto na primeira fase do ano passado, com uma vitória e dois empates. Na preliminar, às 9h, um duelo campineiro: Campinas x Ponte Preta, pela mesma chave.
Lance a lance
PRIMEIRO TEMPO
11 minutos
Vasco 1 x 0. O meia Jonathan dribla três adversários, bate no canto direito e o goleiro do CFZ nem pula.
22 minutos
CFZ empata. O meia Carlyle ganha dividida na lateral e lança para Marcos Fernando. O centroavante aproveita a saída atrapalhada do goleiro do Vasco para ficar livre e tocar no fundo do gol.
29 minutos
CFZ vira. Zaga do Vasco corta mal cobrança rasteira de escanteio e o volante Ronaell, da pequena área, só tem o trabalho de desenrolar o presente.
30 minutos
CFZ amplia. O zagueiro José Roberto arrisca cruzado de longe e o goleiro do Vasco engole o frango.
SEGUNDO TEMPO
15 minutos
Vasco diminui. O lateral Ari entra pelo meio e bate de fora da área no canto direito.
16 minutos
Vasco empata. Jonathan dribla dois jogadores pela esquerda e tenta o passe na saída do goleiro. Ronaell corta errado contra a própria meta.
24 minutos
CFZ 4 x 3. Ronaell chuta um rebote de fora da área no canto esquerdo e o goleiro do Vasco fica parado.
36 minutos
Vasco 4 x 4. Em cobrança de escanteio, o goleiro do CFZ solta a bola depois de ser empurrado pelo atacante Willen, mas o árbitro não marca a falta e o zagueiro Felipe aproveita a sobra para marcar.