Na primeira partida do ano do Campeonato Espanhol, o Valencia abriu a rodada vencendo o Espanyol por 1 x 0 encerrando o jejum de vitórias em casa. O resultado coloca a equipe na terceira colocação da competição, com 32 pontos, enquanto o Espanyol estaciona na modesta 13; posição, com apenas 16 pontos. O último triunfo do Valencia no Mestalla havia sido a vitória por 3 x 1 diante do Zaragoza, no dia 8 de novembro no ano passado.
O jogo - Pressionados para voltar a vencer em casa e encostar nos líderes da competição, os jogadores do Valencia entraram atentos e arriscando mais do que o Espanyol na partida. A primeira jogada de maior perigo foi logo aos 14 minutos, quando Mata deu belo passe para Miguel, que desperdiçou chance clara de abrir o placar.
Apesar dos poucos chutes a gol, a partida tinha ritmo alucinante, com um desempenho claramente superior do Valencia. O Espanyol tentava aproveitar em raras oportunidades de contra-ataque, muitas vezes contidas pelo argentino Banega, que fazia um jogo muito bom no Mestalla. Aos 31, Javi Márquez disparou da entrada da área e quase surpreendeu o goleiro César, assustando a torcida do Valencia.
As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo. Entretanto, o técnico Unai Emery parece ter feito valer o intervalo. Os donos da casa voltaram muito mais atentos e com vontade de jogo para a etapa complementar, assustando em duas oportunidades de David Villa aos 7 e aos 10 minutos. O atacante continuou atormentando a vida da defesa visitante, cabeceando na trave de Kameni a melhor chance do Valencia no jogo até ali, aos 31.
O Espanyol também chegou a assustar aos 29, quando Luís Garcia driblou César, mas demorou a chutar e acabou contido pelos zagueiros adversários. Apesar de muitas oportunidades, quem marcou o primeiro gol do Campeonato Espanhol no ano foi Zigic, de cabeça, aproveitando cruzamento de Joaquín aos 48 minutos, no último lance da partida, encerrando o jejum de vitórias do Valencia no Mestalla.