Dizendo-se "mais forte do que nunca" e mirando a volta ao topo do mundo do tênis, Lleyton Hewitt encontrou muitas dificuldades, mas começou 2010 com uma vitória por 3/6, 6/3 e 7/6 (7-2) sobre Victor Hanescu. O resultado, por outro lado, não bastou para que a Austrália batesse a Romênia na abertura da Copa Hopman, neste sábado.
Diante de Hanescu, Hewitt precisou de 2h10 de batalha na cidade de Perth para vencer. O resultado serviu para empatar provisoriamente o embate do evento por equipes, já que na primeira partida deste sábado Sorana Cirstea havia batido Samantha Stosur por 3/6, 6/4 e 6/3.
Com o empate, a definição da vitória foi para a partida de duplas mistas, na qual os visitantes se impuseram tranquilamente diante dos donos da casa: 7/5 e 6/1. "Foi um dia perfeito", vibrou Cirstea. Número 45 do mundo, ela superou Stosur, a 13, vingando-se da derrota nas quartas de final de Roland Garros passado, e foi o grande nome da Romênia. A tenista e Hanescu, o 48º colocado do ranking masculino, voltam à quadra na terça-feira contra a Espanha.
Derrotada, a Austrália precisará contar com duas vitórias, a primeira no mesmo dia ante os Estados Unidos, e um revés dos romenos para tentar avançar à final da Copa Hopman. De qualquer forma, Hewitt mostrou-se satisfeito por causa de seu rendimento individual. "A primeira partida de um ano novo é sempre duro. Eu não jogava há três meses e foi bom que tenha disputado três sets", comemorou o 22º melhor do planeta.