Pela segunda vez em sete dias, o modesto Sacramento Kings esteve muito próximo de surpreender o Los Angeles Lakers. No entanto, acabou esbarrando em Kobe Bryant, que novamente brilhou ao anotar uma cesta de três pontos no estouro do cronômetro para garantir o placar de 109 a 108 em casa.
Esta sexta-feira não foi a primeira ocasião em que Kobe assegurou a vitória dos Lakers no lance final. Em 4 de dezembro, contra o Miami Heat, e no dia 16, ante o Milwaukee Bucks, o astro havia repetido o mesmo gesto, abraçando seus companheiros depois de provar o tamanho de seu poder de decisão.
"O cara é muito pequeno e não ia impedir que eu agarrasse aquela maldita bola", comentou Bryant, ironizando o jogador escolhido pelos Kings para realizar a marcação no fim, o reserva Sergio Rodriguez, de 1,91 m. O ala-armador recebeu um passe de Pau Gasol com apenas um segundo restando no cronômetro e conseguiu marcar após se desvencilhar de Rodriguez, em lance que provocou reclamações de falta.
Apesar da polêmica, o técnico do Sacramento, Paul Westphal, fez questão de parabenizar o rival. "Kobe é inacreditável, não há dúvidas", cravou ele, decepcionado com a nova derrota apertada para os Lakers. "Estou tão orgulhoso, mas desapontado. Jogamos bem o suficiente para batê-los por duas vezes".
Em 26 de dezembro, o encontro entre eles foi na casa dos Kings, que só vieram a cair por 112 a 103 na segunda prorrogação. No primeiro dia de 2010, eles ficaram ainda mais próximos do triunfo, já que chegaram a liderar por 52 a 32 quando faltavam cinco minutos para o fim do primeiro tempo.
Com a reviravolta, o Los Angeles se manteve tranquilamente na ponta da Conferência Oeste, da qual o Sacramento é apenas o 12; colocado. A última vez em que a franquia havia superado uma desvantagem de ao menos 20 pontos para ganhar fora em 12 de dezembro de 2006, frente ao Houston Rockets.
Grande nome da noite, Kobe tem conseguido elevar ainda mais o nível nas últimas dez rodadas, período no qual vem mantendo uma média de 35,7 pontos por jogo. Nesta sexta, ele anotou 39, além de cinco rebotes e cinco assistências.
Confira todos os resultados da NBA nesta sexta-feira:
Los Angeles Lakers 109 x 108 Sacramento Kings
Minnesota Timberwolves 94 x 106 Orlando Magic
Atlanta Hawks 108 x 112 New York Knicks