Barcelona (Espanha) ; O Barcelona encara neste sábado, às 17h (de Brasília) o Villarreal, no Camp Nou, buscando manter a liderança isolada do Campeonato Espanhol. Com 39 pontos na tabela, o clube catalão pode perder a ponta para o Real Madrid, que tem 37, caso seja derrotado e os merengues batam o Osasuna fora de casa.
O Barça deve ter os desfalques de Lionel Messi e Rafa Márquez, liberados pela diretoria para passar a virada de ano junto aos familiares na Argentina e no México, respectivamente. Além deles, o argentino Gabriel Milito e os brasileiros Daniel Alves e Maxwell também foram liberados, mas já retornaram à Espanha e treinaram junto do elenco para a partida deste sábado.
Apesar das baixas no plantel adversário, o técnico do Villareal, Ernesto Valverde, prevê um jogo difícil no Camp Nou. O atual comandante do Submarino Amarelo foi jogador do Barça entre os anos de 1988 e 1990 e reforçou a importância dos três pontos para sua equipe. "Queremos sair dessa situação difícil e consolidar nosso lugar na parte de cima da tabela. Vai ser difícil, mas ao mesmo tempo será desafiador. Vamos lutar pela vitória", declarou. O Villareal ocupa a 9; posição na classificação, com 21 pontos ganhos.
Também no sábado, mas às 19h, o combalido Atlético de Madrid, que luta para evitar a zona de rebaixamento do Espanhol e ocupa atualmente a 15; colocação do campeonato, enfrenta em casa o Sevilla, terceiro colocado, a nove pontos do líder Barça. Os visitantes tem o desfalque de Luís Fabiano, recuperando-se de uma contusão.
No domingo, às 18h (de Brasília), o Real conta com o retorno de Kaká, recuperado de uma pubalgia, para tentar a vitória diante do Osasuna, fora de casa. A apenas dois pontos do líder azul-grená, os merengues têm confirmada também a presença do astro português Cristiano Ronaldo. O lateral-esquerdo brasileiro Marcelo deve atuar adaptado no meio de campo nessa partida. O grande destaque do Osasuna, atual 12; colocado da competição, são os zagueiros Azpilicueta e Monreal.
Confira os jogos da 16; rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado, 2/1
15h - Valencia x Espanyol
17h - Barcelona x Villareal
19h - Atlético de Madrid x Sevilla
Domingo, 3/1
14h - Racing Santander x Tenerife
14h - Sporting Gijón x Málaga
14h - Zaragoza x La Coruña
14h - Almería x Xerez
14h - Getafe x Valladolid
16h - Mallorca x Athletic Bilbao
18h - Osasuna x Real Madrid