São Paulo ; Então com 22 anos, Derartu Tulu conquistou a edição de 1994 da Corrida Internacional de São Silvestre. Atual campeã da Maratona de Nova York, a etíope que pretende se aposentar nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 é uma das principais favoritas ao bicampeonato na prova desta quinta-feira, em São Paulo.
"Vou tentar apenas correr e desafiar minhas adversárias para possivelmente vencer", declarou Tulu, antes de nomear sua principal concorrente. "Conheço bem a (queniana) Margarete Okayo (campeã em 2003) e vamos ver o que acontece na corrida de amanhã", completou.
Além de Tulu e Okayo, a sérvia Olivera Jevtic, campeã em 1998 e 2005, também está na prova. Ainda assim, a experiente etíope não descarta uma vitória brasileira. "É possível que alguma delas ganhe. Todas estão vindo para competir e vencer", afirmou a africana.
Na prova feminina da São Silvestre, três brasileiras brigam pelo inédito bicampeonato. Maria Zeferina Baldaia conquistou a edição de 2001 da prova paulistana. No ano seguinte, Marizete Rezende triunfou e em 2006 Lucélia Peres foi a última brasileira a ganhar.
As lembranças de sua vitória na São Silvestre de 1994 motivaram a etíope a retornar à São Paulo. No entanto, ela admite que não se recorda com exatidão do trajeto da prova. "Lembro mais ou menos (risos). Estava muito quente e chuvoso. É difícil, porque a umidade é alta. Espero que amanha faça um tempo bom", disse Tulu.
No começo de sua carreira, a etíope também se destacou em provas de pista. Nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, ela ficou com o ouro nos 10 mil metros. Em Atenas-2000, repetiu o feito e ainda levou o bronze em Atenas-2004. Na mesma distância, foi campeã mundial em Edmonton-2001.
"É tudo diferente. Nas provas de pista, especialmente quando você é campeã olímpica ou mundial, você se prepara com uma equipe do seu país e é muito bom. Nas provas de ruas, você está sozinha e tem que se preparar por conta própria", comparou a africana.
Nascida em 1972, Derartu Tulu quer se aposentar em 2012. Nos Jogos de Londres, ela descarta a possibilidade de participar de provas de pista. "Se eu me classificar, vou participar das Olimpíadas, mas não mais nos 10 mil metros, somente na maratona", disse.