Depois de muitas especulações, finalmente chegou ao final a novela envolvendo o atacante Eder Luis, o Atlético-MG e o Benfica. E, após o último capítulo, a equipe portuguesa acabou comemorando. Nesta terça-feira, o Galo oficializou a venda de 50% dos direitos econômicos do jogador por dois milhões de euros, pouco mais de R$ 5 milhões, para as Águias, que terão o atleta a partir de janeiro, quando será aberto o mercado de transferências de inverno na Europa.
Com compromisso fixado em Belo Horizonte até 2013, Eder Luis assinou durante o final da tarde a rescisão de contrato com o Atlético Mineiro e embarcou imediatamente para Lisboa, onde fará exames médicos para vestir pela primeira vez a camisa do Benfica. Revelado pela categoria de base do Galo, o atacante entrou em campo em 161 oportunidades e assinalou 43 gols pelo clube.
Após ser campeão brasileiro de 2008 pelo São Paulo, onde não teve a mesma regularidade, Eder Luis retornou à Cidade do Galo para ter o melhor desempenho da sua carreira. Na temporada de 2009, o jogador anotou 22 gols e realizou uma destacada dupla de ataque ao lado de Diego Tardelli, que terminou como artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao lado de Adriano, do Flamengo, com 19 tentos assinalados durante o torneio.
A negociação entre Atlético e Benfica iniciou no último dia 15, quando o presidente do Galo, Alexandre Kalil, desembarcou em Portugal, após convite do presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira. O mandatário atleticano já cogitava a hipótese de vender metade dos direitos de Eder Luis ao clube português, devido às especulações veiculadas pela imprensa portuguesa.
Ao deixar Portugal, Kalil deixou nas mãos de Vieira uma proposta para negociar Eder Luis com o clube. Nesta terça-feira, Benfica e Atlético Mineiro bateram o martelo e selaram o acordo, que torna o atacante o 11; brasileiro no elenco lisboeta, sendo o terceiro a oficializar sua ida ao Estádio da Luz somente nesta tarde.
Nesta terça-feira, o clube acertou as contratações do volante Airton, campeão brasileiro pelo Flamengo, e o atacante Alan Kardec. Agora jogador do Benfica, Eder Luis segue com metade dos seus direitos econômicos ligados ao grupo mineiro Bretas, que possui uma rede de supermercados no estado.