Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Atletas da São Silvestre começam a chegar a São Paulo

São Paulo ; A capital paulista já vive o clima da São Silvestre, programada para esta quinta-feira. A maioria dos participantes brasileiros e estrangeiros do pelotão de elite desembarca nesta terça e muitos, dependendo da orientação técnica e do horário de chegada, já devem treinar à tarde no Parque do Ibirapuera.

Entre as estrelas internacionais da competição os quenianos Robert Cheruiyot, tricampeão da São Silvestre; James Kwambai, atual campeão da prova; Elias Chelimo, vencedor da Maratona de São Paulo e Meia Maratona do Rio; Margaret Okayo, bicampeã da Maratona de Nova York e bicampeã e recordista da Meia Maratona do Rio; o etíope Ibrahim Jelan; e a sérvia Olivera Jevtic, bicampeã da São Silvestre, já estão em São Paulo.

Entre os brasileiros, são esperados nesta terça-feira, Marizete dos Santos, Maria Zeferina Baldaia, Sueli Pereira da Silva e Cruz Nonata, além de Marily dos Santos, que já está na capital paulista desde domingo. No masculino, chegam Giomar Pereira da Silva, João Ferreira Lima (João da Bota), Raimundo Aguiar e Domingos Nonato da Silva.

Porém, muitos competidores poderão chegar a qualquer momento, já que estão fazendo estágio de treinamento na altitude de Campos do Jordão (SP) e vêm de carro, não tendo esquema de traslado dos aeroportos para o hotel. É o caso do mineiro Franck Caldeira, vencedor em 2006 e maior esperança brasileira este ano.

Todos os atletas de elite convidados pela organização ou integrantes do ranking Globo/Yescom ficarão em um hotel da zona Sul de São Paulo.

A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem patrocínio da Caixa, Wizard, Oi e Sedex, com apoio de HCor, Montevérgine, Sabesp, Gatorade e Café 3 Corações, e apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo. A supervisão é da CBAt, FPA, IAAF e AIMS.