Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Sob olhares de Mourinho, Chelsea vira e bate o Fulham


Londres ;
José Mourinho no Stamford Bridge. Cena tão costumeira nos últimos anos, o treinador português, que comandou os Blues de 2004 a 2007, viu das tribunas a partida entre Chelsea e Fulham, com o intuito de estudar seu ex-clube, próximo adversário de seu atual empregador, a Inter de Milão, na Liga dos Campeões. E não deve ter gostado do que viu, pois os anfitriões foram surpreendidos, mas conseguiram vencer o Fulham de virada por 2 x 1.

Após tomarem um gol logo no início do jogo, o Chelsea pressionou os visitantes como pôde, mas não conseguia reagir até os marfinenses - liberados por sua seleção para atuarem na partida - decidirem o jogo. Primeiro, Drogba empatou, e minutos depois Kalou deu o passe para o segundo gol.

Curiosamente, os destaques negativos dos anfitriões foram justamente os portugueses que Mourinho levou ao Chelsea, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. No lance do gol dos visitantes, Ferreira deixou Konchesky passar e cruzar, enquanto Carvalho trombou com Terry e deixou Gera livre para marcar. Ricardo Carvalho ainda viria a falhar mais uma vez em um recuo de bola, mas o goleiro Cech salvou.

No sufoco, os Blues chegam a 45 pontos e mantêm a diferença para o Manchester United (40 pontos), que venceu o Hull por 3 x 1, e principalmente para o rival Arsenal, que tem 38 pontos, duas partidas a menos e poderia ultrapassar o time de Stamford Bridge em caso de dois triunfos. Já o Fulham, que venceu o poderoso Manchester United por 3 x 0 na penúltima rodada, se mantém na 9; colocação, com 27 pontos.

O jogo

E os Blues começaram a partida logo com um imenso revés no Stamford Bridge. Aos três minutos de jogo, Konchesky desceu pela esquerda, passou por Paulo Ferreira e cruzou, Zamora cabeceou, a bola desviou na defesa do Chelsea e Gera, em um semi-voleio, girando para o gol, venceu Peter Cech para instaurar o pânico na torcida anfitriã.

Após sofrerem o tento-surpresa, os anfitriões tentavam de todos os jeitos chegar ao empate, em finalizações de Drogba, Lampard e Ballack, mas também sofriam com vacilos de sua defesa, como quando Ricardo Carvalho presenteou o Fulham com um recuo errado, mas Peter Cech evitou que o estrago.

No entanto, Didier Drogba manteve a sua aura de "salvador" do Chelsea e finalmente anotou o gol de empate aos 27 minutos do segundo tempo, quando aproveitou um bom cruzamento de Ivanovic na segunda trave para cabecear com força, tirando do goleiro Schwarzer e mandando a bola para o fundo das redes.

Pressionando e agora animados, os Blues chegaram à virada logo em seguinte, quando Kalou desceu pela direita e cruzou rasteiro para Sturridge bater e Schwarzer espalmar a bola direto em Smalling, que involuntariamente mandou a bola contra o próprio patrimônio, mantendo o longo tabu dos Blues sobre os rivais.

Confira os resultados desta segunda-feira no Campeonato Inglês:

Tottenham 2 x 0 West Ham
Chelsea 2 x 1 Fulham
Blackburn 2 x 2 Sunderland
Everton 2 x 0 Burnley
Stoke City 0 x 1 Birmingham
17h45 - Wolverhampton x Manchester United