O ano de 2009 foi consagrador para Roger Federer. Nesta temporada, o tenista triunfou pela primeira vez no torneio de Roland Garros, tornou-se o maior vencedor da história dos Grand Slams, com 15 taças, e retomou a primeira colocação no ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Pela sucessão de conquistas, o suíço acabou eleito neste domingo (27/12) o Atleta Europeu do Ano, superando o britânico Jenson Button, campeão do Mundial de Fórmula 1.
Na eleição promovida pela União Europeia de Imprensa Esportiva, organização formada por 18 agências de notícias do Velho Continente, o suíço acumulou 135 pontos, terminando 54 tentos à frente de Jenson Button, piloto vencedor da categoria máxima do automobilismo pela Brawn GP, atual Mercedes. A terceira colocação ficou com a biatleta Olé Einar Bjorndalen, da Noruega.
Federer acumulou sua quinta conquista ao vencer a eleição deste ano, consagrando o tênis novamente no lugar mais alto do pódio. Em 2008, o título ficou nas mãos do espanhol Rafael Nadal, que terminou o ano anterior como líder do ranking mundial. Consagrado novamente, o suíço superou o alemão Michael Schumacher no número de indicações ao prêmio de melhor europeu da temporada.
Contratado para retornar à Fórmula 1 em 2010, Schumi terminou agraciado com esta honraria nos anos de 1994, 2001, 2002 e 2003. Agora no cockpit da Mercedes, o heptacampeão mundial da categoria terá a oportunidade de igualar o fenômeno suíço no número de conquistas.
Confira a relação dos dez primeiros colocados na eleição:
1. Roger Federer (SUI/Tênis) - 135 pontos
2. Jenson Button (ING/Fórmula 1) - 81
3. Ole Einar Björndalen (NOR/Biatlo) - 73
4. Sebastien Loeb (FRA/Rali) - 56
5. Blanka Vlasic (CRO/Atletismo) - 51
6. Alberto Contador (ESP/Ciclismo) - 50
7. Cristiano Ronaldo (POR/Futebol) - 42
8. Pau Gasol (ESP/Basquete) - 41
9. Valentino Rossi (ITA/Moto GP) - 40
10. Andreas Thorkildsen (NOR/Atletismo) - 36