A ceia de Natal e as festas de confraternização são eventos inevitáveis nesse período do ano. Junto com elas, as tentações colocadas à mesa se tornam as inimigas de qualquer dieta e, logo também, da balança. Enquanto muitas pessoas malham o dobro para compensar os excessos, outras deixam de lado algumas refeições para justificar a comilança durante a noite. Mas se a ceia for preparada com ingredientes mais leves e aliada à prática de exercícios físicos, pode deixar de ser a vilã das férias e se transformar numa saborosa e saudável comemoração.
As academias, que costumam ficar lotadas nos meses próximos às férias, já não estão tão movimentadas assim. Afinal, muitas pessoas aproveitam o período para descansar e viajar. Mas quem ficou na cidade não deixa de fazer os exercícios físicos. Sempre preocupada em manter a forma e, principalmente, com a saúde, Rogéria Galvão aproveitou o último período do ano para intensificar a série de exercícios aeróbicos. Assim, ela malha todos os dias, durante 1h15min. A servidora pública prefere evitar os quilos extras e manter a boa forma do que ter que perdê-los depois.
Ela contou que mesmo hoje, véspera de Natal, iria fazer atividade na academia Unique, onde malha. ;Dá para manter o peso nessa época do ano, mas tem que malhar um pouco mais. Se não, acaba engordando;, justificou. ;Dia 25 (amanhã) vou dar uma corridinha no parque;, completou.
Dieta equilibrada
Além dos exercícios, fundamentais para a manutenção de um corpo saudável, Rogéria segue um cardápio equilibrado, livre de gorduras, açúcar, sal e frituras. Ela opta por comer muitas frutas e legumes e dá preferência pelas carnes magras. ;Me preocupo em seguir uma dieta balanceada durante todo o ano. Já é um hábito da educação alimentar;, confessou.
Mas como a maioria das pessoas, Rogéria foge à regra. A rabanada não é problema para ela, que admite não gostar da iguaria. O único problema é o panetone recheado de chocolate, que não passa despercebido. ;Se me der um inteiro eu devoro. Amo chocotone;, admitiu.
Disciplinada, Rogéria garante que consegue enfrentar o banquete de fim de ano sem se desesperar. Segundo ela, o segredo é comer o fundamental sem exagerar na dose. ;Quem não tem um hábito saudável acaba comendo de tudo em muitas quantidades. Acho que dá para fazer uma ceia sem se preocupar. Afinal, tem muitas frutas e proteínas no banquete;, analisou.
É proibido perder o controle
As roupas curtas e decotadas típicas do verão deixam os corpos à mostra e as curvas em evidência. Mas a boa forma física pode sair de cena em pouco tempo por descuido. A diminuição no percentual de gordura, a hipertrofia muscular alcançada e a resistência física atingida podem ser influenciadas nas mudanças de hábito. ;O que ganhamos em três meses pode mudar em quinze dias;, diz Peri Cavalcanti, professor de educação física.
Para evitar que isso aconteça é ideal que os exercícios físicos continuem na rotina das pessoas, inclusive durante as férias. ;É bom sempre dar uma caminhada moderada ou uma corrida na praia para não perder o ritmo das atividades;, afirmou. ;Nessa época as pessoas mudam o hábito e saem da rotina, influenciando no resultado que demorou tanto para conseguir;, completou.
A poucos dias de 2010, muitas pessoas já viajaram ou deixaram de frequentar as salas de musculação. Um dos maiores erros dos malhadores, segundo Peri é a volta à academia. Depois de comer e beber em excesso, as pessoas voltam querendo recuperar o tempo perdido. ;O retorno deve ser de forma progressiva para o corpo voltar a se adaptar.;
SAIBA MAIS
Evite
; Rabanada frita. Dê preferência pela assada.
; Panetone de chocolate ou trufas, o de fruta é o mais indicado.
; Salgadinhos fritos como entrada.
Dicas
Farofa leve
A farofa, tradicional na ceia de Natal, pode ser preparada de forma saudável e menos gordurosa. A dica é substituir a manteiga, que deixa o alimento mais umedecido, pelas frutas.
Para isso, refogue o azeite com a fruta de preferência (banana ou abacaxi) e, em seguida, junte os ovos e o restante dos ingredientes. A dica é colocar pouca farinha.
Nutricionista indica ceias leves
A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, Simone Rocha, garantiu que é possível, sim, fazer uma ceia sem alterar a balança. Tanto no Natal, como no Ano Novo, as refeições podem ser leves e saborosas. Para isso, basta substituir alguns molhos, frituras por assados e ingerir muita água, principalmente entre as taças de vinho.
;A dica é preferir as carnes brancas à base de molhos de fruta. Evitar molho branco ou madeira, por exemplo;, afirmou. Como entrada, a nutricionista sugere carpaccios e sementes oleaginosas, como amêndoas, castanhas, nozes e amendoim, que possuem gorduras boas e só ganham em caloria se consumidas em excesso. ;Como é para beliscar não tem problema.; Os palitos de vegetais, como cenoura e pepino também são outra opção, assim como os ovos de codorna e tomates cereja, todos servidos com vinagre balsâmico.
A rabanada frita pode ser substituída pela assada, que tem o mesmo sabor e aparência, garante. ;É só untar uma fôrma e assar. Também é bom colocar menos açúcar.; Mas as tentações principais são as sobremesas e, claro, os drinks, responsáveis por boa parte das calorias ingeridas. ;Se for fazer sobremesa a dica é optar pela menos elaborada possível. Faça uma mousse ou pudim, em vez de um pavê, por exemplo.; Já na hora de escolher a bebida que vai acompanhar a refeição, o vinho seco é o mais recomendado. ;Ele é menos calórico e evita doenças do coração. É sempre bom lembrar de tomar bastante água.;
A prática de ;enterrar os ossos; também deve ser evitado. ;É melhor congelar do que comer o que sobrou. No outro dia uma salada com arroz e peixe é a melhor opção;, resumiu.