Marílson Gomes dos Santos não participará da edição deste ano São Silvestre, prova de 15 km, disputada em São Paulo no dia 31 de dezembro, para se poupar e iniciar a temporada de 2010 sem as lesões que o atrapalharam durante grande parte deste ano. Bicampeão da corrida, ele espera que isso o ajude a atingir a meta de, no próximo ano, correr os 42km de uma maratona com o tempo abaixo da marca das 2h8min.
"Tínhamos de sacrificar alguma coisa para pensar em 2010. Por isso, ele não faz a São Silvestre. No estágio em que está, entrar sem chance de vitória não satisfaz pessoalmente e dá margem a críticas. Optamos por preservá-lo física e tecnicamente", explicou o técnico Adauto Domingues.
Em 2009, Marilson conquistou o título brasileiro dos 5 mil metros e 10 mil metros no Troféu Brasil, mas teve desempenho abaixo do esperado em grandes eventos internacionais: no Mundial de Atletismo de Berlim, foi o 16º colocado na Maratona, ficou com a 17ª colocação no Campeonato Mundial de Meia Maratona, em Birmingham, e não terminou a Maratona de Nova York, prova da qual é bicampeão e defendia o título.
"Não foi um ano muito bom para ele. Conviveu com pequenas lesões e, com isso, não conseguiu dar sequência aos treinamentos. Não conseguimos fazer o planejamento para a temporada, estávamos sempre treinando para a próxima prova, o Troféu Brasil, o Mundial e a Maratona de Nova York", lamentou Adauto.