A agência de notícias cubana Prensa Latina divulgou, nesta sexta-feira, sua tradicional lista dos melhores atletas latino-americanos do ano. Os grandes premiados foram o velocista jamaicano Usain Bolt e a bicampeã mundial do salto triplo, a cubana Yargelis Savigne. César Cielo foi o brasileiro melhor colocado.
Têm direito a voto 85 veículos da América, Europa, África e Ásia. Entre os homens, a eleição foi incontestavelmente dominada por Bolt, que este ano venceu as três principais provas de velocidade no Mundial de Atletismo de Berlim: 100m rasos e 200m rasos (com direito a recorde mundial em ambas) e o revezamento 4x100m.
Assim, recebeu 45 votos, 27 a mais do que o atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, segundo colocado e eleito o melhor jogador do planeta pela Fifa nesta segunda-feira. O nadador brasileiro César Cielo, o primeiro da história a encerrar a temporada como campeão mundial e recordista dos 50m livres e dos 100m livres, ficou com a quinta colocação.
A votação feminina também terminou nas mãos do atletismo: foi eleita a cubana Yargelis Savigne, destaque no salto triplo em Berlim, no Mundial. A segunda colocação ficou com a velocista jamaicana Shelly Ann Fraser, que venceu os 100m e o revezamento 4x100m na competição alemã.
O Brasil ainda obteve destaque na votação de melhor equipe do ano: a seleção brasileira, líder das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 e campeã da Copa das Confederações na África do Sul bateu a seleção masculina de vôlei, octacampeã da Liga Mundial, na disputa.