Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Lionel Messi fecha 'ano perfeito' como Melhor do Mundo da Fifa

Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Copa do Rei, Liga dos Campeões da Europa, Supercopa da Europa e, para completar, o tão aguardado Mundial de Clubes da Fifa. O Barcelona conquistou seis troféus em 2009, e chegou a essa marca com um canhoto de 1,69m de altura em seu ataque: Lionel Messi. Nesta segunda-feira, o argentino teve o encerramento do seu ano com chave de ouro, ou melhor, com o título de Melhor Jogador do Mundo pela Fifa, levando a melhor sobre Cristiano Ronaldo, Kaká, Xavi e Iniesta.

"Antes de mais nada, queria agradecer os companheiros que votaram. Esse prêmio tem muita importância para mim pois conta com jogadores e técnicos do mundo inteiro. Estou muito honrado. Também gostaria de compartilhar com os meus companheiros de Barcelona. Esse ano foi mágico para mim", declarou La Pulga após o anúncio do prêmio.

Apesar de outros quatro nomes terem entrado na fase final do troféu, entregue na cidade de Zurique, tanto os companheiros de clube Xavi Hernández e Andrés Iniesta, como os rivais do Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Kaká, sabiam que não voltariam para suas casas com a premiação. Depois de levar a tradicional Bola de Ouro da revista France Football, o argentino era mais do que favorito para conquistar o cobiçado objeto, sendo destacado até mesmo por seus concorrentes.
[SAIBAMAIS]
"O Messi está jogando muito bem e é uma peça importante para a sua equipe, por isso tenho certeza de que ele irá ganhar. Mesmo assim, acho que o Xavi e o Iniesta também merecem. Independentemente de quem ganhar desses três, todos devem ao time, já que o Barcelona ganhou os seis títulos que disputou, e isso mostra a força do elenco", comentou Cristiano Ronaldo, vencedor em 2008, antes da cerimônia de gala realizada na Suíça.

Com o prêmio, que é entregue desde 1991, Messi entrou para um grupo de 13 homens que já foram considerados os melhores jogadores de futebol do mundo pela entidade máxima do esporte, colocando o nome da Argentina pela primeira vez neste hall. Antes, o máximo que o nosso país vizinho havia conseguido era um terceiro lugar, em 1999, com o atacante Gabriel Batistuta perdendo para o brasileiro Rivaldo.

Contestado por suas atuações com a camisa argentina, suas partidas com as cores azul e grená são incontestáveis. Nos seis títulos conquistados pelo Barcelona em 2009, Leo anotou gols em quatro finais. Na Copa do Rei da Espanha e na Supercopa Espanhola, o Athletic de Bilbao foi a vítima. Pela Liga dos Campeões, o Manchester United sofreu e, por último, o Estudiantes de La Plata, do seu país natal, levou o golpe na prorrogação do Mundial de Clubes da Fifa, de peito.

Aos 22 anos de idade, Lionel Andrés Messi começou a jogar futebol com a camisa do Newell;s Old Boys. Porém, o clube argentino não quis pagar pelo tratamento médico que o garoto necessitava. O Barcelona quis. No clube catalão desde 2000, estreou durante a fase áurea de Ronaldinho Gaúcho e acabou sendo o sucessor da camisa com o número 10 nas costas.

Confira a lista dos vencedores do prêmio de Melhor do Mundo, atribuído pela Fifa desde 1991:

2009 - Lionel Messi (ARG)

2008 - Cristiano Ronaldo (POR)

2007 - Kaká (BRA)

2006 - Fabio Cannavaro (ITA)

2005 - Ronaldinho (BRA)

2004 - Ronaldinho (BRA)

2003 - Zinedine Zidane (FRA)

2002 - Ronaldo (BRA)

2001 - Luis Figo (POR)

2000 - Zinedine Zidane (FRA)

1999 - Rivaldo (BRA)

1998 - Zinedine Zidane (FRA)

1997 - Ronaldo (BRA)

1996 - Ronaldo (BRA)

1995 - George Weah (LBR)

1994 - Romário (BRA)

1993 - Roberto Baggio (ITA)

1992 - Marco Van Basten (NER)

1991 - Lothar Matthaüs (GER)