Um dos principais jogadores do Los Angeles Lakers ao lado de Kobe Bryant, Pau Gasol não deve participar do Mundial da Turquia em 2010. Desgastado, o jogador praticamente descartou a possibilidade de defender o título conquistado pela seleção espanhola na última edição do torneio, disputada no Japão.
"A possibilidade que eu jogue o próximo Mundial é remota. Chega um momento que tenho que ver as coisas com seriedade. A seleção é uma das coisas mais importantes para mim, mas se pretendo manter meu corpo em condições e continuar jogando, não posso fazer o que venho fazendo até agora", declarou o jogador à Eurosport.
Presente no título europeu conquistado pela Espanha na Polônia, Gasol chegou a perder alguns jogos do começo da temporada da NBA em função de uma lesão muscular. "Tem que haver um momento de parar (de jogar tantos jogos), e seguramente é esse", declarou o astro.
O jogador dos Lakers já imagina a equipe espanhola sem a sua presença. "A seleção tem nível suficiente para alcançar o máximo possível de competitividade. É um time talentoso e que sempre vai competir em alto nível. Não acho que minha ausência será tão decisiva", declarou.
Com contrato até junho de 2011 com os Lakers, ele já ajustou as bases para renovar até 2014. "Que eu e o Kobe possamos seguir juntos até 2014 diz muito bem o que é essa equipe e a política esportiva da franquia. A verdade é quero continuar aqui o máximo de tempo possível", declarou.
Pau Gasol ainda revelou que "gostaria" de retornar ao Barcelona para encerrar a carreira após a passagem pela NBA e classificou o projeto como uma "possibilidade real". Por outro lado, o jogador preferiu não fixar uma data para a eventual volta ao clube espanhol.