A Associação Profissional de Golfe (PGA, na sigla em inglês) nomeou o norte-americano Tiger Woods o melhor jogador da temporada de 2009. A votação, realizada há quatro semanas, contou com a participação dos próprios concorrentes do circuito.
No momento em que recebe o prêmio pela 10; vez nas últimas 13 temporadas, o gofista norte-americano está afastado do esporte. Ele decidiu interromper sua carreira por tempo indeterminado para resolver problemas familiares após assumir a infidelidade à sua esposa, a sueca Elin Nordegren.
Woods voltou a competir nesta temporada após realizar uma cirurgia no joelho. É a oitava vez na carreira que ele ganha todos os prêmios oferecido pela PGA. O norte-americano faturou o Byron Nelson pela melhor média, o Arnold Palmer por ganhar mais títulos no ano e o Jack Nicklaus como jogador da temporada.
O principal feito de Woods em 2009 foi a conquista da Fedex Cup, torneio que oferece US$ 10 milhões de bonificação. Pelo segundo ano na carreira, ele foi escolhido o melhor do ano mesmo sem ganhar um campeonato de grande expressão. O australiano Marc Leishman ficou com o prêmio de novato do ano.