Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Barça enfrenta favoritismo e Estudiantes para ganhar o mundo

Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) ; A grande final do Mundial de Clubes da Fifa entre Estudiantes, da Argentina, e Barcelona, da Espanha, será disputada neste sábado, às 14h (de Brasília), no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Os argentinos já sentiram o gostinho de erguerem essa taça em 1968, na época em que o torneio da Fifa não era disputado, derrotando o Manchester United, da Inglaterra, na final. Para o Barça, o topo do planeta será uma honraria inédita na extensa galeria de troféus.

Nas semifinais, o Estudiantes encontrou muitas dificuldades para superar o Pohang Steelers, da Coréia do Sul, por 2 x 1. O grande problema para os argentinos foi a violência exibida pelos coreanos dentro de campo. O Barcelona, por sua vez, passou sem maiores sustos pelo Atlante, do México, principalmente após a entrada do argentino Messi dentro de campo, com um triunfo por 3 x 1.

Alejandro Sabella, técnico do Estudiantes, afirmou não enxergar favoritismo na grande final deste sábado, apesar de alguns atletas do elenco pensarem o contrário.

"O Estudiantes chegou com muitos méritos nesta decisão e por isso mesmo estamos credenciados ao título, tanto quanto o nosso rival. Acredito no potencial mostrado por este maravilhoso grupo de trabalho e estamos preparados para ganhar", sentenciou o treinador da equipe argentina.

Para este jogo, Sabella não antecipou a escalação que pretende mandar a campo, mas ao que tudo indica manterá a base que derrotou os coreanos.

Pelo lado do Barcelona, o técnico Josep Guardiola destacou a importância deste título para o time espanhol, que foi vice-campeão mundial em duas ocasiões, perdendo sempre para brasileiros. Em 1992 o Barça caiu diante do São Paulo. Já em 2006, o algoz acabou sendo o Internacional.

"Estamos vivendo uma temporada incrível, com muitos títulos sendo conquistados e por isso mesmo temos que aproveitar a fase para assegurarmos essa vitória, pois estamos perseguindo esta taça há muito tempo", disse Guardiola.

O desfalque para o Barcelona neste jogo fica por conta do meia Andrés Iniesta, vetado por conta de uma lesão na perna esquerda. Poupado durante a semifinal, Messi entrará na vaga do jogador da Seleção Espanhola e deixará a equipe muito mais ofensiva.

Terceiro lugar

Um pouco mais cedo, às 11h (de Brasília), Pohang Steelers e Atlante decidem o terceiro lugar do Mundial de Clubes da Fifa. Na quarta-feira, o Auckland City, da Nova Zelândia, ficou com a quinta posição ao superar o TP Mazembe, do Congo, por 3 x 2. O árbitro da decisão do terceiro lugar será o australiano Matthew Breeze.

FICHA TÉCNICA

ESTUDIANTES-ARG X BARCELONA-ESP

Local: Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Data: 19 de dezembro de 2009
Horário: 14h (de Brasília)
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Héctor Vergara (CAN)

ESTUDIANTES
Damián Albil; Germán Re, Leandro Desábato, Juan Manuel Díaz e Clemente Rodríguez; Maxi Núñez, Enzo Pérez, Rodrigo Braña, Leandro Benítez e Juan Verón; Mauro Boselli
Técnico: Alejandro Sabella

BARCELONA
Victor Valdes; Daniel Alves, Rafael Marquez, Carles Puyol e Eric Abidal; Sergio Busquets, Xavi, Yaya Touré; Lionel Messi, Pedro e Zlatan Ibrahimovic
Técnico: Josep Guardiola