Depois de sofrer uma lesão no pé esquerdo durante os playoffs da temporada 2008/09, o pivô Yao Ming, Houston Rockets, anunciou que deverá retornar aos treinamentos na próxima temporada, durante sua lenta recuperação.
O jogador está em Shanghai, na China, e revelou que está na metade da fase de tratamento, o que o permitiu que fizesse planos para a continuação da carreira. "Estou me recupererando e os resultados recentes me fazem pensar na longa viagem de volta de Shanghai para os Estados Unidos", comentou Yao.
O pivô chinês, no entanto, não traçou uma data exata para o retorno. "Vou estar completamente recuperado na próxima temporada, mas não sei quando exatamente começo a jogar. Ainda não tive acesso ao calendário de jogos", concluiu.
O jogador de 2,28m quase encerrou a carreira por conta da microlesão no pé esquerdo, que o impediu de atuar com segurança por muito tempo. Em maio deste ano o jogador decidiu por realizar uma cirurgia na tentativa de resolver o problema, e segundo a imprensa local e do país do atleta, ele quase cogitou encerrar a carreira pelo insucesso no trato da lesão.