Quando começar o Campeonato Brasiliense de 2010, em 16 de janeiro, Brasília terá mais um representante "carioca" na competição. Depois do sucesso do Botafogo-DF na Segunda Divisão Candanga, mais um time do Rio de Janeiro vai se aventurar nos gramados do DF: o Vasco da Gama. O clube fechou parceria com o Dom Pedro, seguindo os mesmos moldes do acerto entre o Botafogo e o Esportivo Guará. Assim, as cores do cruzmaltino vão substituir o vermelho e branco do time dos bombeiros já em 17 de janeiro, quando a equipe entra em campo pela primeira vez na competição do DF, contra o Luziânia, fora de casa.
[SAIBAMAIS]Quem garante o acerto é o presidente do Dom Pedro, o vascaíno Cléver Rafael. "Estão faltando alguns detalhes, documentação que temos que encaminhar para a Federação Brasiliense de Futebol (FBF), mas o acordo já está certo. Vamos começar a competição como Vasco-DF", declarou ao Correio. Segundo o dirigente, tudo será resolvido até terça-feira, quando os documentos serão encaminhados para a FBF, e posteriormente para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Comandante do Dom Pedro, José Lopes Risada disse que a mudança do nome da equipe não vai interferir no trabalho dele. "Vou manter a mesma filosofia que implantei quando me contrataram, independentemente de ser Vasco ou qualquer outro clube", disparou. Sobre reforços, o treinador não citou nomes, mas disse que a equipe tem necessidade de contratações em três setores. "Vão vir dois laterais, um direito e um esquerdo, um zagueiro e um meia", citou. Ele aguarda a chegada de jogadores do cruzmaltino, mas não garante a permanência deles no DF. "Todos que chegarem serão avaliados antes".
Apoio
A Federação Brasiliense, por meio de seu vice-presidente, Paulo Araújo, apoiou a iniciativa do Dom Pedro e do Vasco da Gama. "Não vemos nenhum problema. Basta que a situação seja regularizada junto à CBF", apontou, lembrando que é preciso fazer o pedido na confederação para que a mudança do nome do time, já inserido na tabela da competição, seja aprovada. Mesmo não acreditando que o trâmite seja concluído antes do início do campeonato - em 16 de janeiro -, o dirigente diz que não haverá nenhum empecílio. "O regulamento não cita nada a respeito dessa situação específica".
Opinião do internauta
"É isso aí, presidente! Parabéns pela parceria que deverá render bons resultados ao Vascão! Casaca, casaca, casaca. Vascão 2010 tem tudo pra conquistar vários títulos".
Mário Sérgio Silva
"Essas parcerias talvez modifiquem a ideologia do futebol candango. Vamos ver o que vai dar".
Luiz Magno Alves da Silva
"O que mais em Brasília vai virar filial do Rio?"
Thiago Silveira
"Sorte deles que aqui não tem Flamengo-DF, pois senão seriam vice aqui também".
Juvenal Moreira