O Chelsea superou nesta quarta-feira dois adversários para manter a vantagem de três pontos em relação ao Manchester United na liderança do Campeonato Inglês: a pressão dos Diabos Vermelhos e o Portsmouth. Atuando no estádio Stanford Bridge, os Blues derrotaram o lanterna do torneio pelo placar de 2 x 1, gols de Nicolas Anelka e Frank Lampard, e sustentaram a diferença na liderança para o time de Alex Ferguson.
O resultado positivo dentro de casa levou o Chelsea aos 40 pontos, deixando o clube de Londres perto de vencer o primeiro turno do Inglês. Em contrapartida, o Portsmouth parece destinado a cair para a Segunda Divisão do país. Embora possua um grande investidor árabe, a família Al-Faraj, da Arábia Saudita, o time dirigido pelo israelense Avram Grant soma apenas 12 tentos, ocupando a última posição.
As duas equipes retornam a campo neste final de semana, nas últimas partidas do Campeonato Inglês antes do Natal. Em baixa, o Portsmouth terá pela frente o Liverpool, em crise pela eliminação na Copa dos Campeões da Europa, neste sábado, às 10h45 (de Brasília). O Chelsea, por outro lado, entra no gramado apenas no domingo, quando enfrenta o West Ham, fora de casa.
Principal equipe inglesa no momento, o Chelsea aproveitou o início de jogo para tentar apagar o tropeço do último final de semana contra o Everton, em Stanford Bridge. Contando com o apoio maciço da torcida, a equipe de Carlo Ancelotti buscou pressionar o rival e criou oportunidades para abrir o placar nos primeiros minutos. Contudo, os atacantes dos Blues pareciam não estar inspirados.
Mas, aos 23 minutos, Chelsea conseguiu superar a retranca armada pelo seu ex-treinador Avram Grant e estufou as redes, para festa dos torcedores londrinos. A alegria em Stanford Bridge acabou ocasionada pelo atacante Nikolas Anelka, que aproveitou oportunidade e sentenciou o primeiro gol do líder.
Melhor em campo, os londrinos foram surpreendidos logo no início da segunda etapa, quando Frédéric Piquionne mostrou oportunismo e deixou tudo igual. A partir do gol sofrido, os comandados de Ancelotti retomaram a postura ofensiva do início do duelo e passaram a ameaçar o experiente goleiro David James em diversas oportunidades.
A insistência do Chelsea deu resultado aos 34 minutos do segundo tempo. O lateral direito Ivanovic foi derrubado dentro da área: pênalti para os donos da casa. Na cobrança, o meio-campista Frank Lampard chutou forte para afastar qualquer tipo de surpresa de Londres. Resultado, vitória e liderança para o tranquilo time de Roman Abramovic.
Arsenal tropeça e perde chance de encostar
Embalado pela vitória no clássico diante do Liverpool, o Arsenal colheu um resultado indigesto e se afastou ainda mais nos líderes do Campeonato Inglês, Chelsea e Manchester United. Jogando fora de casa, os Gunners ficaram apenas no empate de 1 x 1 contra o modesto Burnley.
Embora tenha retomado a terceira colocação nesta quarta-feira, o Arsenal acabou prejudicado pelas vitórias de Chelsea e Manchester United. Com 32 pontos na tabela, a equipe do brasileiro Denílson viu os Blues abrirem oito tentos de diferença. Em relação aos Diabos Vermelhos, o time de Arséne Wenger possui uma desvantagem de cinco.
O Arsenal buscará reencontrar o caminho das vitórias neste sábado, às 15h30 (de Brasília), quando terá pela frente o Hull City, do brasileiro Geovanni, no Emirates Stadium. Por sua vez, o Burnley encara o Wolverhampton no domingo, às 11h30.
Confira os jogos válidos pela 17; rodada do Campeonato Inglês:
25 de novembro
Hull City 3 x 2 Everton
Terça-feira
Sunderland 0 x 2 Aston Villa
Birmingham 2 x 1 Blackburn
Bolton 2 x 1 West Ham United
Manchester United 3 x 0 Wolverhampton
Quarta-feira
Burnley 1 x 1 Arsenal
Chelsea 2 x 1 Portsmouth
Liverpool x Wigan Athletic - em andamento
Tottenham x Manchester City- em andamento
5 de janeiro
Stoke City x Fulham