O atacante Rafael Sóbis, atualmente no Al-Jazira, poderá voltar ao futebol brasileiro na próxima temporada. Um dos fatores que o motivariam a retornar ao país é o nascimento do seu segundo filho, Nicholas, que deve ocorrer no final deste mês. A esposa e os dois filhos não viajaram para Abu Dhabi com o jogador, cujo empresário já recebeu sondagens de alguns clubes brasileiros para 2010.
"Seria do agrado do Sóbis ser liberado um ano, ele viria tranquilo, até porque seu filho está para nascer no Brasil", disse o empresário do atacante, Jorge Machado, na tarde desta quarta-feira. "O presidente do Al-Jazira ainda está analisando essa possibilidade, que existe porque muitos clubes do Brasil estão tentando o retorno dele por empréstimo de uma temporada", explicou.
Vasco e Atlético-MG seriam equipes interessadas em contar com o jogador. Além do Internacional, onde Sóbis começou a carreira profissional e conquistou o bicampeonato gaúcho de 2004 e 2005 e a Copa Libertadores, em 2006. "Se a liberação acontecer, essa situação de empréstimo se restringiria a dois ou três clubes que teriam condições de arcar (com o salário do atacante)", admitiu Machado.
A negociação com o Al-Jazira, no entanto, não é fácil. O apelo de casos em que jogadores voltaram ao Brasil para recuperarem a auto-estima não serve aos xeiques. Outro ponto negativo é o fato de o clube árabe ter pago cerca de dez milhões de euros para tirar Sóbis do Betis na temporada passada. "Ele foi comprado por um valor muito caro, voltou a treinar bem e faz apenas um ano que está lá", concluiu.