O site oficial da Fifa destaca nesta terça-feira a recuperação de três grandes atacantes brasileiros em 2009. Ronaldo, pelo primeiro semestre "sensacional" com o Corinthians, Adriano, campeão brasileiro pelo Flamengo, e especialmente Fred, um dos responsáveis por salvar o Fluminense no Campeonato Brasileiro.
A reportagem adverte que o torcedor mais desavisado pode analisar a posição do Fluminense na classificação e constatar que ele ficou a apenas um ponto do rebaixamento para a segunda divisão nacional. Mas usa uma entrevista de Fred para garantir justamente o contrário: uma volta por cima inimaginável.
"Foi o ano mais significativo da minha vida. Ganhei seis títulos na minha carreira, mas a volta por cima que demos com o Fluminense foi o que consegui de mais importante até hoje", apontou o jogador, que fez parte da incrível arrancada de 11 jogos consecutivos sem derrota, com sete vitórias e quatro empates.
A soma desses 25 pontos na reta final da competição tirou o time tricolor da lanterna para garantir sua permanência somente na última rodada, com o empate por 1 a 1 diante do Coritiba. Atual técnico da seleção da África do Sul e ex-comandante de Fred no Fluminense, Carlos Alberto Parreira tentou explicar.
"Foi um verdadeiro milagre. O Fluminense tinha 98,9% de risco de rebaixamento a dez rodadas do fim. Bastava perder um daqueles jogos (para cair). Eles contrariaram todas as teses e as estatísticas", disse.
A força da torcida, principalmente no Maracanã, foi que empurrou a equipe até o último compromisso. A reação na temporada, por pouco, ainda não lhe garantiu o título da Copa Sul-americana. Depois de sofrer um goleada por 5 x 1 da LDU em Quito, a equipe se recuperou em casa e venceu por 3 a 0.