O uruguaio Santiago Silva foi o destaque do Banfield, que se sagrou campeão argentino pela primeira vez em sua história neste domingo. Conhecido como El Tanque, o jogador que teve uma passagem apagada pelo Corinthians em 2002 é o artilheiro do Torneio Apertura com 14 gols marcados e conduziu o seu time ao título.
A primeira conquista nacional do Banfield em 113 anos de existência, no entanto, veio com derrota. A equipe de El Tanque perdeu por 2 a 0 para o Boca Juniors em La Bombonera e foi beneficiada porque o vice-líder Newell's Old Boys caiu diante do San Lorenzo pelo mesmo placar.
Os dois gols do Boca Juniors na partida foram marcados pelo centroavante Martín Palermo, aos 7 minutos do primeiro tempo (de pênalti, o que não é a sua especialidade) e aos 16 da etapa complementar. O jogador não balançava as redes há 750 minutos.
Com uma campanha irregular, o Boca Juniors ficará fora da próxima Copa Libertadores da América. Além do Banfield, a Argentina terá Estudiantes, Vélez Sarsfield, Newell's Old Boys, Lanús e Colón como representantes no torneio.