A 15; rodada do Campeonato Espanhol teve seu início na quarta-feira, quando o Barcelona enfrentou o Xerez, fora de casa, e conseguiu vitória por 2 x 0. Neste domingo (13/12), a rodada continuou com cinco jogos sendo disputados às 14 horas, com destaque para o tropeço do Deportivo La Coruña, que ficou apenas em um empate por 1 x 1 com o Almería.
Apesar de estar jogando fora de casa, os três pontos eram considerados obrigatórios pela fraca campanha dos adversários, e parecia que seriam conquistados. Aos 20 minutos de bola rolando, Juan Rodríguez recebeu passe de Adrián e acertou a trave adversária. Pouco depois, foi a vez de António Tomás tentar, mas acabou parando em defesa de Diego Alves.
Na segunda etapa, o Almería voltou melhor, e conseguiu abrir o marcador aos 13 minutos, com Kalu Uche aproveitando, de cabeça, o bom cruzamento realizado por Michel Macedo.
Em busca de um melhor resultado, o técnico Miguel Angel Lotina fez três alterações em sua equipe, colocando Pablo Alvarez, Ivan Pérez e Valerón nos lugares de Mista, Sergio e Juan Dominguez. E as substituições deram resultado, pois, aos 30 minutos, Pablo Alvarez recebeu passe de Valerón e mandou para as redes, decretando o empate.
A surpresa da rodada ficou por conta do Mallorca, que visitou o Osasuna e conseguiu vitória por 1 x 0, graças a um golaço de Chori Castro, aos 26 minutos da segunda etapa. Com o placar, a equipe subiu para a quinta colocação, deixando o Deportivo La Coruña em sexto.
No mesmo horário, o Getafe bateu o Tenerife por 2 x 1, com dois gols de Albín, enquanto o Racing Santander passou pelo Xerez por 3 x 2, com tentos de Lacen, Arana e Geijo. Valladolid e Málaga ficaram no 1 x 1.