Enquanto a Argentina comemora a série de conquistas de Lionel Messi como número 1 do mundo em 2009, o Brasil celebra uma década de sucesso de Ronaldo de Assis Moreira. Aos 29 anos, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho foi eleito, ontem, pelas contas da conceituada revista inglesa World Soccer, o melhor jogador do planeta bola de 2000 a 2009. O segundo lugar ficou justamente com Messi.
[SAIBAMAIS]Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002 e da Liga dos Campeões, como maestro do Barcelona, em 2005/2006, Ronaldinho Gaúcho recebeu 781 votos, contra 759 do ex-parceiro de clube, e 708 do português Cristiano Ronaldo. O bicampeonato na eleição de melhor do mundo promovida pela Fifa, em 2004/2005, fez diferença na opinião dos jurados. Kaká, Ronaldo, Adriano e o brasileiro naturalizado lusitano Deco também aparecem na cédula com 39 candidatos.
A última exibição de Ronaldinho pela Seleção Brasileira foi em 1º de abril de 2009, na vitória por 3 x 0 sobre o Peru, em Porto Alegre, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Desde então, ele tenta com muita dificuldade reconquistar o coração do técnico Dunga para ir à Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.
A melhora é em doses homeopáticas. Aos poucos, ele recupera a mobilidade dos dribles e a eficiência nos passes e lançamentos. No entanto, arrancadas como aquela contra a Inglaterra, na Copa de 2002, e diante do Real Madrid, no Santiago Bernabéu - com direito a aplausos da torcida merengue após o gol de gênio -, são obras arquivadas no youtube.
Na atual temporada, Ronaldinho disputou 19 jogos pelo Milan e marcou cinco gols. A maioria de pênalti. A eleição da estrela pela revista World Soccer é a segunda recebida pelo craque brasileiro nesta temporada. O craque venceu o Golden Foot 2009, prêmio concedido a jogadores com mais de 29 anos que se destacaram tanto na carreira quanto nos clubes em que jogaram.