Depois de oito clubes terem garantido presença nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, outros oito conseguiram avançar para a próxima fase da competição mais importante do Velho Continente nesta quarta-feira. No Grupo H, o Olympiacos recebeu o já classificado Arsenal e venceu por 1 x 0, enquanto o Standard de Li;ge teve pela frente o já eliminado AZ Alkmaar e ficou apenas em um sofrido empate por 1 x 1.
Em busca apenas de um empate para assegurar sua classificação como segundo colocado da chave, os gregos foram a campo com o apoio de seus torcedores, que compareceram em grande número ao Estádio Georgios Karaiskakis. Sem Diogo, os únicos brasileiros no gramado pela equipe de Zico foram Dudu Cearense e Leonardo. Do outro lado, Ars;ne Wenger escalou uma equipe recheada de garotos, dando descanso a jogadores como Fabregas e Arshavin.
E o primeiro tempo mostrou equilíbrio entre os times. Os ingleses chegavam pouco ao ataque e Theo Walcott era quem mais incomodava, enquanto os donos da casa tentavam furar o bloqueio principalmente com Mitroglou e Galletti.
Na segunda etapa, os donos da casa levaram apenas dois minutos para abrirem o marcador, e foi com o brasileiro Leonardo, lateral-esquerdo que começou na Portuguesa. Porém, o gol relâmpago não incendiou a partida, muito pelo contrário, e ambas as equipes não conseguiram criar mais chances de gol.
Além de ter que torcer contra o Olympiacos, o Standard de Li;ge precisava da vitória sobre o AZ. Jogando no Estádio Maurice Dufrasne, os belgas dominaram a primeira etapa, chegando a assustar o goleiro Romero em três oportunidades, duas com Nicaise e uma com Jovanovic. Porém, quem abriu o marcador foram os holandeses. Já aos 42 minutos de bola rolando, Jeremain Lens abriu o placar.
O segundo tempo mostrou uma péssima qualidade técnica, e, nem com o apoio de sua torcida, os donos da casa conseguiram impor seu futebol. Como tentativa de mudar seu time, o técnico Laszlo Boloni colocou Traor; e Cyriac nos lugares de Dalmat e Felipe, e, na base da raça, os belgas chegaram ao empate já no quinto minuto de acréscimo, com Bolat.
Com a vitória por 1 x 0 sobre o Arsenal, o Olympiacos chegou aos dez pontos, garantindo a segunda vaga do Grupo H nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, atrás apenas dos próprios Gunners, que ficaram com 13. Com o empate por 1 x 1, o Standard de Liége chegou aos cinco pontos, garantindo um lugar na Liga Europa. O AZ se despediu das competições continentais, com apenas quatro pontos conquistados.