Stuttgart (Alemanha) ; O velocista jamaicano Usain Bolt e a tenista norte-americana Serena Williams foram escolhidos os esportistas do ano, em eleição realiza pela publicação alemã Internationale Sport Korrespondenz, que premia atletas de destaque na temporada desde 1947, quando o nadador francês Alex Jany recebeu a honraria.
Bolt conquistou o bicampeonato - recebeu o prêmio também em 2008 - com 146 pontos, bem à frente do jogador argentino de futebol Lionel Messi, segundo colocado com 70 pontos, e do tenista suíço Roger Federer, que ficou com a terceira posição, ao somar 59 pontos.
Serena Williams também recebeu o prêmio pela segunda vez, mas não de forma consecutiva - já havia vencido a eleição em 2002. Na temporada de 2009, a norte-americana faturou a disputa com 66 pontos, logo à frente da nadadora italiana Federica Pellegrini e da nadadora alemã Britta Steffen, que empataram na segunda colocação, com 57 pontos.
Os vencedores do prêmio são escolhidos após votação de importantes veículos esportivos de comunicação em todo o mundo. No Brasil, a GE.Net é o único representante na eleição.
Ao longo das 63 edições do prêmio de esportista do ano da ISK, três brasileiros já receberam o prêmio, todos jogadores de futebol que foram destaques das campanhas da seleção brasileira nas conquistas de suas últimas três Copas do Mundo. Pelé foi o primeiro, ao vencer a eleição em 1970, seguido por Romário, escolhido em 1994, e Ronaldo, que ganhou em 2002.