O Dínamo até tentou complicar, mas sofreu a virada e foi derrotado por 2 a 1 pelo favorito Barcelona, nesta quarta-feira, em Kiev, e deu adeus à Copa dos Campeões. A equipe espanhola avança às oitavas de final na liderança do Grupo F, logo acima da Inter de Milão, que derrotou o Rubin Kazan por 2 a 0.
Os resultados deixam o Barcelona na ponta da chave, com 11 pontos conquistados, dois a mais que a segunda colocada Inter de Milão. O Rubin Kazan termina em terceiro, com seis pontos, e passa a disputar a Liga Europa. Já o Dínamo termina em último colocado e eliminado da competição.
O primeiro gol em Kiev saiu rapidamente, com um minuto de jogo. Piqué cometeu falta em frente à área do Barcelona. Milevskyy cobrou direto com força no meio do gol, e Victor Valdés falhou: o goleiro do Barcelona deixou a bola entrar e colocou o Dínamo em vantagem no placar logo no começo.
O placar aberto em pouco tempo animou o time da casa, que precisaria de mais dois gols de vantagem para avançar sem depender do resultado da outra partida chave. Aos nove minutos do primeiro tempo, a defesa azul-grená deu bobeira, e o goleiro Valdés teve que se adiantar para impedir o segundo gol.
A partir daí, o Barcelona conseguiu vencer a marcação adianta da equipe ucraniana e dominou a posse de bola. Contudo, as jogadas ofensivas do Barcelona paravam na boa partida da zaga do Dínamo e nos cruzamentos e passes ruins do time espanhol, especialmente do atacante sueco Ibrahimovic.
Pressionado pela torcida ucraniana, o Barcelona viu que as jogadas pelo meio da zaga não surtiam efeito. Foi então que Abidal avançou pelo lado direito do campo, aos 32 minutos da primeira etapa, para cruzar rasteiro para a área. Xavi se antecipou ao marcador e só teve o trabalho de empurrar à rede.
Enquanto isso, a Inter de Milão vencia o Rubin na Itália e condicionava o Dínamo a depender de uma vitória para seguir vivo no torneio. Desse modo, a equipe ucraniana partiu novamente para cima do Barcelona, comandada por Shevchenko, mas Valdés se recuperou da falha e mostrou segurança.
A volta para o segundo tempo não mudou a configuração do confronto. O Barcelona seguiu com maior domínio de jogo, mas parava na marcação do Dínamo à frente da área. A formação ucraniana, mais preocupada em não sofrer mais gols, preferiu segurar o resultado para disputar a Liga Europa.
O time da casa, no entanto, não combinou com o adversário. Depois de muito tempo sem chances de perigo para os dois lados, Messi fez boa jogada individual na intermediária e foi derrubado. O próprio argentino cobrou a falta com perfeição, e a bola ainda tocou o travessão antes de entrar.
No outro jogo do grupo nesta quarta-feira, a Inter de Milão confirmou o favoritismo no Giuseppe Meazza e derrotou o Rubin Kazan por 2 a 0. O time sofreu a baixa do zagueiro Samuel, contundido, logo no início do jogo, mas passou à próxima fase com gols dos atacantes Eto;o e Balotelli em casa.
Aos 31 minutos do primeiro tempo, Zanetti abusou da habilidade pela lateral esquerda e fintou dois defensores repetidas vezes até ser desarmado parcialmente. O rebote caiu quase na linha de fundo com Balotelli, que tocou para trás e encontrou Eto;o. O camaronês chutou forte e estufou a rede. O time italiano ampliou a vantagem no retorno do intervalo. Com 19 minutos da etapa final, Balotelli marcou o seu e definiu o triunfo da Inter em casa.