Apenas dois pontos separaram o Botafogo do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2009. Para não passar pelo mesmo sofrimento no próximo ano a diretoria estuda a contratação de jogadores de renome. A ordem é apostar em atletas experientes e que possam atrair torcedores ao Engenhão.
O presidente do Alvinegro, Maurício Assumpção, vem mantendo constantes reuniões com André Silva, vice-presidente de futebol, e com Anderson Barros, gerente de futebol do clube, para estudar o elenco para 2010.
Como a prioridade é definir o nome do treinador para o próximo ano e renovar os contratos dos atletas que seguem nos planos do clube, nenhum nome de reforço vem sendo comentado pelos dirigentes. Mas nos bastidores de General Severiano algumas figuras de mais expressão no cenário nacional começam a ser especulados.
"O Botafogo terá um orçamento melhor para 2010 e isso nos faz pensar em uma equipe mais competitiva para a próxima temporada. Isso só está sendo possível porque não cometemos nenhum tipo de loucura em 2009. Mas vamos seguir trabalhando dentro de nossa realidade, com cautela para não cometermos equívocos", disse Maurício Assumpção.
A meta é contratar pelo menos um craque, que possa levar torcedores ao estádio e ajudar a atrair sócios para o Botafogo. A ideia é procurar até mesmo no exterior esse atleta, em uma operação que contaria com parceiros da atual diretoria.
Além deste craque, a diretoria pretende contratar jogadores de nome. O atacante Dodô pode acertar ainda esta semana seu retorno ao clube, pois estava esperando a definição da situação do Glorioso no Campeonato Brasileiro. Como não chegou a um acordo com o Vasco, o artilheiro tem tudo para voltar a defender o Botafogo.
Outro que pode voltar é o volante Túlio, que está no Grêmio e tem seus direitos federativos ligados ao Corinthians. O jogador é muito identificado com o Botafogo, mas encontra resistência por parte de alguns conselheiros do Alvinegro.
Os dirigentes também iniciaram negociações com o Corinthians para contratar o meia Morais, ex-Vasco e que não vem tendo muitas oportunidades no Parque São Jorge. A transação dependerá da liberação do técnico Mano Menezes, mas como o Timão está se reforçando com várias peças para a disputa da Copa Libertadores é provável que os corintianos não criem maiores dificuldades.
Apesar de ainda não ter chegado a um acordo com a diretoria do Botafogo para renovar seu contrato para 2010, o técnico Estevam Soares comentou a possibilidade de grandes contratações serem feitas pelo Glorioso. "O que quero é o que todo o botafoguense quer, ou seja, que o clube contrate grandes jogadores, que possam agregar valores a esse elenco, que é bom. Além disso, que consigamos realizar uma excelente pré-temporada. O Túlio e o Morais tiveram seus nomes falados nos últimos dias, como vários outros foram comentados, mas acredito que primeiro devemos analisar o que foi feito em 2009, ver quem pode ficar e depois começarmos a buscar reforços. Normalmente é assim que a coisa funciona, até porque, para jogar no Botafogo o cara tem que ter um certo nome", disse Estevam, dando a entender que não vai criar muitos problemas para renovar seu vínculo.