A palavra de um tricampeão brasileiro sempre é importante. Na visão do técnico Muricy Ramalho, o Flamengo teve todos os méritos na conquista da competição nacional, sobretudo pela arrancada na reta final, quando ultrapassou os principais rivais.
O Flamengo terminou o primeiro turno em décimo lugar da classificação, com 27. Portanto, estava totalmente desacreditado. Na segunda metade da competição, os cariocas surpreenderam e alcançaram uma campanha espetacular, com 40 pontos.
"O título está de boas mãos, o Flamengo mostrou força no momento certo, eles foram muito bem", definiu Muricy Ramalho, que perdeu até a vaga na Copa Libertadores da América com o Palmeiras.
A edição 2009 do Brasileirão se mostrou espetacular pelas alternativas na classificação. Muricy Ramalho aponta que outros clubes tiveram total chance de ficar com a taça, mas negaram fogo em uma hora decisiva.
"Todos tiveram chance de ganhar, Palmeiras, São Paulo e acho que até o Atlético-MG. O Flamengo, quando chegou, não largou mais", reforçou o treinador, campeão em 2006, 2007 e 2008 pelo Tricolor do Morumbi.