Desta vez, o título não foi possível, mas o São Paulo deixa o Campeonato Brasileiro de 2009 com alguns prêmios de consolação. O mais importante é a vaga na Copa Libertadores da América. Porém, o Tricolor também voltou a ser o time menos vazado da competição, como havia ocorrido em 2007 e 2006.
O São Paulo fechou as 38 rodadas com 42 gols sofridos. No ano passado, o Tricolor perdeu o posto de melhor defesa para o Grêmio por apenas um gol (36 a 35). O "título" do sistema defensivo é motivo de comemoração para o zagueiro Miranda.
"É importante, nós terminamos o ano bem, com dignidade. Não conseguimos o quarto título consecutivo, mas estamos de parabéns", disse o camisa 5, uma das opções do técnico Dunga na seleção brasileira.
Para 2010, volta a preocupação aos são-paulinos sobre a saída de um dos seus líderes da defesa. Até pela chance de disputar o Mundial da África do Sul, Miranda deixa claro que sua intenção inicial é permanecer no Morumbi. "Não tem nada certo sobre uma negociação, eu continuo. Tenho contrato e vou cumprir", explicou o defensor.
O zagueiro que tem uma chance real de deixar o Tricolor neste final de ano é o experiente André Dias. A Fiorentina, da Itália, está de olho no camisa 3 do clube. Até por isso, o jovem Breno pode retornar ao São Paulo em 2010.
Melhores defesas do Brasileirão
São Paulo - 42 gols sofridos
Flamengo - 44 gols sofridos
Internacional - 44 gols sofridos
Palmeiras - 45 gols sofridos
Grêmio - 46 gols sofridos.