Radek Stepanek abriu boa vantagem, mas sofreu uma virada incrível. O responsável foi o espanhol David Ferrer, que após estar perdendo por 2 sets a 0 embalou na partida e fez 3 sets a 2, parciais de 1/6, 2/6, 6/4, 6/4 e 8/6, em 4h17min. Com isto a Espanha abriu dois pontos de vantagem sobre a República Tcheca na final da Copa Davis, disputada em Barcelona.
Mais cedo, Rafael Nadal venceu Thomas Berdych, por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/0 e 6/2. Neste sábado, há a partida de duplas, que pode decidir o torneio. Caso os espanhóis vençam, serão bicampeões - venceram a Argentina na última temporada. Se a vitória for tcheca, a definição fica para os jogos de simples, no domingo.
No primeiro set, Stepanek começou melhor, controlando as ações do jogo. Seguro, o tcheco ganhou 67% dos pontos em que acertou o primeiro serviço e conduziu a partida com tranquilidade para sua vitória por 6 /1.
Na sequência, o 12º melhor tenista do mundo começou num ritmo muito forte e abriu quatro games de vantagem sobre o espanhol e passou a administrar a superioridade no placar que havia conquistado. Apesar de ter cometido três duplas faltas, contra nenhuma do adversário, o tcheco venceu por 6/2.
A terceira parcial do jogo começou mais equilibrada, com os dois jogadores trocando pontos. A igualdade perdurou até o nono game, quando Ferrer deslanchou e conseguiu levar a partida para o quarto set.
O espanhol encaixou seu jogo contra o adversário e dominou amplamente o início da quarta parcial. Ferrer chegou a abrir 4/1, mas não soube administrar a vantagem e deixou Stepanek diminuir a diferença. No entanto, nos momentos decisivos o espanhol voltou a se superar e venceu, levando a partida para o quinto e decisivo set.
Assim como na parcial anterior, o equilíbrio entre os dois tenistas ditou o ritmo do último set, que chegou empatado ao 13º game sem que nenhum dos jogadores tivesse seu serviço quebrado pelo adversário. Foi aí que Ferrer venceu o saque de Stepanek e serviu para marcar 3 a 2 na partida e dar o segundo ponto da Espanha na final da Davis.