A imprensa espanhola não ficou completamente aliviada com o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010, realizado nesta sexta-feira, no Centro de Convenções da Cidade do Cabo. Segundo o portal eletrônico do jornal Marca, apesar do grupo cômodo na primeira fase, "o perigo nas oitavas de final é evidente".
A Espanha, cabeça de chave do Grupo H, tem como primeiros adversários Suíça, Honduras e Chile. Entretanto, apesar da teórica facilidade nos confrontos iniciais, o cruzamento das oitavas é com o Grupo G, de Brasil, Coreia da Norte, Costa do Marfim e Portugal. O primeiro colocado de um enfrenta o segundo do outro e vice-versa.
O jornal El Mundo definiu a primeira fase como "plácida" para a Fúria, dizendo que o sorteio foi benévolo em relação aos adversários, mas duro em se tratando de enquadramento com outros grupos.
Um dos únicos meios que fez questão de ressaltar eventuais dificuldades para a seleção espanhola na primeira fase foi a edição digital de El País. O portal lembrou que o Chile foi uma das revelações das eliminatórias sul-americanas, que a Suíça terminou a Copa de 2006 de forma invicta e que Honduras voltou a disputar a competição após 28 anos, superando inúmeras dificuldades.