Tradicional na Europa, mas em decadência desde a metade da década de 1990, o Ajax mostrou recuperação nesta quarta-feira e garantiu classificação à fase de mata-mata da Liga da Europa. Atuando na Romênia, a equipe holandesa derrotou o Timisoara por 2 x 1 e, de quebra, se aproximou de terminar esta etapa da competição na liderança do grupo A. A partida acabou marcada pela 'incompetência' do atacante uruguaio Luis Suárez, que desperdiçou dos pênaltis.
O resultado positivo, além de garantir o Ajax na próxima fase, classificou o Anderlecht, da Bélgica, aos playoffs da Liga Europa. Também nesta quarta-feira, os belgas foram surpreendidos pelo Dínamo de Zagreb, da Croácia,por 1 x 0, dentro de casa, mas comemoraram um lugar entre os 32 melhores times da competição após o apito final.
Invicto, o Ajax chegou aos 11 pontos na chave e terá uma grande chance de terminar esta fase na liderança. Depois de sofrer a primeira derrota no grupo A, o Anderlecht estacionou nos oito tentos e necessitará de uma vitória sobre os holandeses, em Amsterdã, para roubar a ponta dos comandados de Martin Jol. Eliminados, Dínamo de Zagreb e Timisoara brigarão pelo terceiro posto. Ambos os confrontos serão realizados no dia 17 de dezembro.
Ajax passa tensão na Romênia, mas se garante
Com a possibilidade de classificação, o Ajax tomou a iniciativa do confronto, mas sofreu com o ímpeto dos donos da casa. Logo a dois minutos, o Timisoara abriu o placar com Dorin Goga. Apesar do embalo pelo tento, o líder do Campeonato Romeno sofreu com a velocidade dos holandeses.
A resposta dos visitantes surgiu aos oito minutos, quando Luis Suárez aproveitou oportunidade e decretou o empate. A partir de então, o confronto ganhou em emoção e tensão, com ambas as equipes abusando da violência.
Com um baixo nível técnico, o Ajax aproveitou a melhor qualidade e virou o placar no primeiro minuto da segunda etapa, com o sérvio Marko Pantelic. O gol desestabilizou emocionalmente os romenos. Entregue, o Timisoara ficou com um a menos aos cinco, quando o brasileiro Eder Bonfim cometeu pênalti. Na cobrança, Luis Suárez desperdiçou.
O uruguaio teve uma nova oportunidade aos 20 minutos, quando o goleiro Pantilimon cometeu pênalti e recebeu o cartão vermelho, deixando a equipe romena com dois a menos. O jogador da seleção de Oscar Tabárez chamou a responsabilidade novamente, mas perdeu a penalidade máxima.