Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Messi se consolida entre os 'grandes' e vence Bola de Ouro

Argentino, canhoto, baixinho, revelado pelo Newell;s Old Boys e ídolo do Barcelona. Não, não estamos falando de Diego Armando Maradona, atual treinador da seleção bicampeã do mundo. E sim, de Lionel Messi. Nesta segunda-feira, o atacante da equipe catalã entrou para o hall dos grandes jogadores da história e conquistou, de forma praticamente unânime, a Bola de Ouro, da revista francesa France Football. A honraria é fruto do excelente ano de 2009, o qual consagrou La Pulga campeão europeu, espanhol e da Copa do Rei. O camisa 10 do Barça somou 473 pontos, de 480 possíveis, no pleito.

Diferentemente do maior atleta da história argentina, Messi não criou grande identificação com nenhum clube do seu país natal. Depois de pisar no gramado com a camisa do Newell;s Old Boys, o garoto, na época, teve constatado um problema hormonal, o qual o impedia de crescer. Os problemas ósseos impediram o canhoto de prosseguir sua carreira na Argentina.
[SAIBAMAIS]
Entretanto, a vida do humilde menino de Rosario mudou completamente no ano 2000. Depois de impressionar em um teste com a camisa do Barcelona, o gigante catalão, Messi conseguiu ingressar nas categorias de base do clube que, consequentemente, bancou todo o tratamento de saúde do franzino menino.

"Eu o contratei em 30 segundos; ele me chamou muita atenção. Em meus 40 anos de futebol, jamais havia visto coisa semelhante. De cinco situações de gol, ele converte quatro. E tem uma habilidade excepcional. Me lembrou o melhor Maradona. Seu primeiro contrato eu assinei, simbolicamente, em um guardanapo: queria contratá-lo o quanto antes, não podia deixá-lo escapar", disse o ex-treinador do Barcelona Carles Rexach, na época, comandante dos juniores.

Lapidado nas categorias inferiores do Barcelona, Lionel Messi fez sua estreia na equipe profissional em 2004, com apenas 16 anos. O argentino debutou na inauguração do estádio do Dragão, do Porto, e mostrou o talento pouco reconhecido na Argentina, mas valorizado pelos lados da Catalunha.

Após mostrar habilidade e movimentos parecidos com Maradona, marcando inclusive um gol semelhante ao de El Diez na Copa de 1986, diante da Inglaterra, na partida contra o Getafe, pela Copa do Rei. Inclusive, o jogador ofuscou o então ídolo Ronaldinho Gaúcho e protagonizou as atenções dos culés.

Depois da saída do brasileiro para o Milan, Messi comandou uma equipe avassaladora, cercada de desconfianças e comandada por um técnico estreante, Josep Guardiola. Em uma temporada perfeita, o argentino foi a grande estrela do triplete barcelonista, que apresentou um futebol romântico, ofensivo e envolvente. Resultado: conquista da Espanha e da Europa. Daqui a duas semanas, o time objetiva ganhar o Mundo, em Dubai.

O tradicional prêmio da revista francesa, existente desde 1956, é o quinto troféu individual enviado à prateleira da residência de Lionel Messi, somente neste ano. O argentino faturou o troféu Di Stéfano, honraria de melhor atleta do Campeonato Espanhol de 2009, o ;Onze de Ouro;, concedido pela revista francesa Onze Mondial, a indicação de número 1 do ano pela publicação inglesa Four Four Two e o prêmio de melhor atleta da última edição da Copa dos Campeões da Europa. Ele é o favorito também na eleição da Fifa.

Perfil de Messi:

Nome completo
: Lionel Andrés Messi
Data de Nascimento: 24 de junho de 1987
Naturalidade: Rosario, Argentina
Clubes: Newell;s Old Boys-ARG (até os 13 anos) e Barcelona (desde 2000)
Títulos:
BARCELONA: Campeonato Espanhol (2005, 2006 e 2009); Copa do Rei (2009); Supercopa da Espanha (2005, 2006 e 2009) e Copa dos Campeões da Europa (2006 e 2009);
ARGENTINA: Mundial Sub-20 (2005) e Olimpíadas de Pequim (2008)