Sem grandes objetivos dentro do atual Campeonato Brasileiro, Avaí e Santos entram em campo apenas para cumprir tabela, neste domingo, a partir das 17 horas (horário de Brasília), em jogo válido pela 37° rodada da competição.
O Peixe, que com a goleada sobre o Coritiba, no último domingo, afastou qualquer possibilidade de rebaixamento, ocupa a 12ª posição e ainda luta para assegurar matematicamente a sua classificação à Copa Sul-americana.
Objetivo modesto para um clube que iniciou o Brasileirão pensando em vaga na Copa Libertadores da América do ano que vem e até chegou a sonhar, por conta de seu bom início de campeonato, com a briga pelo título nacional.
"Temos que encarar esse jogo com profissionalismo, acima de tudo, pois quando você entra em campo com profissionalismo você sempre vai estar motivado para fazer o melhor. Vamos entrar com tudo, motivados, para vencer mais esta partida", contou o volante Rodrigo Souto.
O técnico Wanderley Luxemburgo fez coro ao discurso de Souto, ao admitir que se o time estivesse brigando pelo título, a motivação seria outra. "Entendo que a motivação para ganhar campeonato muda tudo e cria um ambiente diferente. Os jogadores são profissionais e tem que ter motivação. E, como o jogo contra o Avaí não é uma final, não há uma expectativa maior do que a de uma partida normal", disse.
O treinador ainda acrescentou que, para o Alvinegro Praiano, brigar pela Sul-americana não pode ser considerada uma meta a ser alcançada. "Não penso em Sul-Americana. Isso está no contexto de quem não vai para a Libertadores. O Santos tem que ter expectativas e aspirações maiores. É um prêmio de consolação, e eu não quero prêmio de consolação. Ela não me conforta", afirmou Luxemburgo, que deve manter a equipe que derrotou o Coxa, na última rodada.
A novidade fica no banco de reservas. Segundo Luxemburgo, o zagueiro Edu Dracena, recuperado de uma cirurgia no joelho direito, irá entrar no decorrer do duelo com os catarinenses. Caso isso aconteça, será a estreia de Dracena - o defensor jogou os 15 minutos finais do amistoso com o Santos Laguna ( México) - na Série A do Brasileiro.
Enquanto isso, o Avaí, que com a derrota para o Santo André no seu último jogo, já não aspira mais uma classificação à Copa Libertadores 2010, entra em campo apenas para cumprir tabela, pois seu lugar na Sul-americana está garantido.
Só que os atletas catarinenses terão uma motivação especial para este confronto. Isto porque essa será a última vez em que o técnico Silas irá dirigir o clube, na Ressacada. Mas, para o treinador, que não poderá contar com o meia Marquinhos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo - Caio entra em seu lugar - o objetivo é conseguir a melhor classificação possível neste término de Brasileirão.
"Nós queremos ser o melhor time que o Avaí já teve e, para que isso aconteça, ainda restam dois jogos. O torcedor deve comparecer contra o Santos, pois faremos o possível para sair de campo com a vitória", comentou Silas.
FICHA TÉCNICA AVAÍ X SANTOS
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 29 de novembro de 2009, domingo
Horário: 17 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho e Júlio César Rodrigues Santos (ambos do RS)
AVAÍ: Eduardo Martini; Rafael, Emerson e Augusto; Luís Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Caio, Muriqui e Eltinho; William
Técnico: Silas
SANTOS: Felipe; Pará, Adaílton, Eli Sabiá e Léo; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Madson e Paulo Henrique Lima; Neymar e Kléber Pereira
Técnico: Wanderley Luxemburgo