Presentes nas principais colocações durante quase todo o Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Atlético-MG chegam pressionados à penúltima rodada. Quem vencer o confronto deste domingo, às 17 horas, no estádio do Palestra Itália, vai evitar um grande problema com seus torcedores neste final de mês de novembro.
O Palmeiras, por exemplo, já começou a sofrer na véspera da partida. Quando o ônibus da equipe retornava da concentração em Itu para São Paulo, foi apedrejado por cerca de 15 pessoas não identificadas. O clube não confirmou se o episódio tem relação com o momento da equipe no Brasileirão.
Quinto colocado da classificação com 56 pontos, o Atlético-MG joga praticamente sua última esperança de conquistar a vaga na Copa Libertadores da América. Já o Palmeiras - em quarto lugar, com 59 - pode viver o céu e o inferno no mesmo dia. Com uma derrota, o Verdão sai do G-4 e fica em situação complicadíssima para jogar a Libertadores. Se vencer, tem chance até de assumir a liderança, desde que São Paulo, Flamengo e Internacional tropecem.
Sem apresentar um futebol convincente nas últimas rodadas, o Palmeiras prefere priorizar a recuperação em campo. "Precisamos fazer a nossa parte, quantas vezes os resultados foram favoráveis e não fizemos a obrigação. O mais importante é vencermos o Atlético-MG", decreta o volante Edmilson, que deve voltar ao time titular.
De qualquer forma, o clube dO Palestra Itália continua focado mesmo na disputa do título. Como São Paulo, Flamengo e Internacional atuam fora de casa, o elenco alviverde acha viável um tropeço dos concorrentes.
"O jogo do São Paulo é difícil, eles possuem muitos desfalques e o próprio adversário (Goiás) é complicado. O Corinthians também não vai querer perder para o Flamengo. O Inter teoricamente tem um jogo mais fácil contra o Sport, mas prefiro pensar mesmo em nossa equipe", reforça Edmilson.
Alguns jogadores do Palmeiras continuam sofrendo com cobranças de torcedores. O atacante Lenny, que não atua desde o meio do ano, já que amargou uma fratura no pé, foi pressionado por torcedores quando estava em um banco. Com um tropeço frente ao Atlético-MG, a situação pode piorar.
Outro que será obrigado a provar o seu valor é Vagner Love. Com a saída de Obina, dispensado pela briga com Maurício no jogo contra o Grêmio, o camisa 9 deve retomar a posição de titular diante do Galo. No meio-campo, as principais novidades para o técnico Muricy Ramalho, com as prováveis voltas de Souza e Cleiton Xavier. Já o volante Pierre e o lateral esquerdo Armero cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Mistério: Acatando as ordens da presidência do Atlético-MG, o técnico Celso Roth manteve os treinos secretos e não divulgou a escalação da equipe. As principais interrogações estão na zaga e no meio-campo.
Na defesa, o treinador teve uma boa e uma má notícia. Mesmo com uma fratura no nariz, o volante Carlos Alberto, que vem atuando na lateral direita, está confirmado. O jogador vai para o sacrifício e só passará por uma cirurgia na próxima semana. Entretanto, Roth não poderá contar com Wélton Felipe, que voltou a se contundir na derrota por 1 a 0 para o Internacional e só retorna aos campos no ano que vem.
Durante a semana, como ainda dependia do julgamento do paraguaio Benítez, que entrou na pauta do STJD na noite de sexta-feira, pela expulsão contra o Coritiba, o treinador fez testes no setor: Werley com Alex Bruno; Werley com Benítez e até os três ao mesmo tempo. Mas Benítez acabou liberado para entrar em campo.
No meio, a dúvida é sobre a permanência de Márcio Araújo ou a entrada de Renan para fechar mais a equipe e dar consistência ao setor defensivo. Assim, a armação de jogadas ficaria concentrada em Correa e Ricardinho e o time apostaria na afiada dupla entre Diego Tardelli e Éder Luís.
"Carrasco" do Palmeiras, tendo marcado gols nas quatro vezes que enfrentou o Verdão pelo Atlético-MG, o atacante Éder Luís está confiante em mais um bom resultado. "Vamos procurar aproveitar que o Palmeiras deverá sair para o jogo e usar nossas características. Será mais um jogo difícil, mas estamos precisando da vitória e vamos lá para conquistá-la", afirmou o atleta, que tem se dado bem nas partidas fora de casa. Dos seus 12 gols no Brasileirão, nove foram marcados como visitante.
Caso supere o Palmeiras e o Cruzeiro não vença o Coritiba de goleada, o Atlético-MG retorna ao G-4 e decide sua sorte na última rodada contra o Corinthians, no Mineirão.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 29 de dezembro de 2009, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Ênio Ferreira de Carvalho (DF)
PALMEIRAS: Marcos; Figueroa, Danilo, Marcão e Wendel; Edmilson (Sandro Silva), Souza, Cleiton Xavier e Diego Souza; Vagner Love e Ortigoza
Técnico: Muricy Ramalho
Atlético-MG: Carini; Carlos Alberto, Werley, Benítez e Thiago Feltri; Jonílson, Márcio Araújo (Renan), Correa e Ricardinho; Diego Tardelli e Éder Luís
Técnico: Celso Roth.