Sem nenhum desejo de um dia voltar, o Vasco se despede da Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado, às 17 horas (de Brasília), quando visita o Ipatinga no Estádio Ipatingão, em Ipatinga, pela última rodada da competição. Com o título e, por consequência, o acesso assegurados, o cruz-maltino apenas cumpre tabela e por isso mesmo vai escalar um time misto, o que gerou a revolta de outras equipes da Segundona.
Isso porque o Tigre mineiro, 16º colocado com 45 pontos, ainda luta contra o rebaixamento. Um triunfo basta aos anfitriões para evitar a queda, mas em caso de tropeço, o Ipatinga precisará torcer por uma derrota do Juventude, que no mesmo horário vai a Campinas encarar o Guarani.
Dorival Júnior, técnico do Vasco, promete que, mesmo escalando um time misto, o plantel tem plenas condições de deixar Minas Gerais com mais três pontos. Na rodada passada, porém, os cariocas foram derrotados por 1 a 0 pela Portuguesa.
"O Vasco tem um grupo forte e jogadores que precisamos observar porque têm grandes chances de fazerem parte do elenco para 2009. Nós respeitamos a competição e por isso mesmo estamos escalando uma equipe com plenas condições de derrotar o Ipatinga, apesar de respeitarmos esse adversário", afirmou Dorival.
O treinador vascaíno espera muita pressão por parte dos anfitriões. "Com certeza o Ipatinga vai tomar a iniciativa do confronto, pois precisa ganhar de qualquer maneira para evitar o rebaixamento. Nós vamos precisar usar a inteligência para construirmos o resultado na base dos contra-ataques", ensinou Dorival.
O time será mesmo bem diferente daquele que vinha atuando. O goleiro Fernando Prass, os zagueiros Vilson, Fernando e Titi e o atacante Rodrigo Pimpão estão fazendo tratamento no departamento médico e não foram relacionados. O lateral esquerdo Ramon, o volante Amaral e o meia Carlos Alberto já entraram de férias. Com isso, dos atletas considerados titulares, deverão entrar em campo somente o volante Nilton e o atacante Elton, este disputando a artilharia da Série B e que, por isso, pediu para ser escalado.
Dentre as novas atrações vascaínas a maior expectativa gira em torno do meia Jeferson, que vai voltar a jogar depois de quatro meses afastado dos gramados por conta de uma grave lesão na coxa esquerda, sofrida na vitória de 3 a 0 sobre a Ponte Preta, ainda pelo primeiro turno da Série B. O jogador, porém, deve começar no banco.
"Por mim a Série B ainda teria mais uns dez jogos, mas como esse é o último, vou tratar de levá-lo com o máximo de seriedade, pois ele representa muito para mim. Sofri muito no período em que estive parado e agora só penso em jogar futebol", disse Jeferson.
Mesmo sabendo que enfrentará o mistão do Vasco, o técnico do Ipatinga, Flávio Lopes, não espera jogo fácil e pediu concentração máxima a seus jogadores. O treinador não quis adiantar o time que entrará em campo.
Ao longo da semana, Flávio Lopes testou várias formações. Na primeira, escalou três atacantes, com a entrada de Márcio Diogo no lugar de Francismar, formando o ataque ao lado de Joabe e Diogo Silva.
Depois, o treinador mudou de ideia e adotou o esquema 3-5-2, colocando o zagueiro Max no lugar de Diogo Silva, para formar a defesa ao lado de Alessandro Lopes e Thiago Matias. Desta forma, repetiria a formação utilizada na derrota por 1 x 0 para o América-RN, na última rodada.
Apesar de tanto mistério, uma coisa é certa. Com a lesão de Leandro Brasília, que ficará seis meses fora dos gramados, o colombiano Reina será mais uma vez o responsável pela armação das jogadas.
FICHA TÉCNICA - IPATINGA x VASCO
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 28 de novembro de 2009, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Assistentes: João Nobre Chaves (SP) e Celso de Oliveira (SP)
VASCO: Tiago; Fagner, Dedé, Morisco e Ernani; Nilton, Mateus, Fumagalli e Alan; Adriano e Elton
Técnico: Dorival Júnior
IPATINGA: João Carlos; Alex Silva, Alessandro Lopes, Max e Marinho Donizete; Fernando Miguel, Max Carrasco, Francismar (Max) e Reina; Márcio Diogo (Joabe) e Diego Silva.
Técnico: Flávio Lopes