Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Paraná e Fortaleza se despedem com empate

Curitiba ; Na despedida da temporada 2009, Paraná e Fortaleza cumpriram tabela e empataram por 1 x 1 na Vila Capanema, em Curitiba. Enquanto o time da casa se contenta com um fim de Série B do Campeoanto Brasileiro que deixou o torcedor um pouco mais satisfeito, os cearenses se despedem também da segunda divisão, já que em 2010 estarão na Série C.

Sem nada a perder, o time cearense partiu para o ataque e, aos quatro minutos, Dedé fez o levantamento e Marcelo de Faria desviou com muito perigo, pela linha de fundo. Aos cinco minutos, foi a vez de Guto tentar o cruzamento e Luiz Carlos deixou a meta para interceptar. A reposta veio aos oito minutos, com Davi, que testou forte e carimbou o travessão. Aos nove minutos, boa trama paranista, mas Murilo perdeu o domínio.

A partida era aberta, com as duas equipes buscando abrir o placar. Aos 12 minutos, Saulo cobrou falta com efeito e o jovem goleiro paranaense teve trabalho para defender. Aos 16 minutos, Davi partiu para a jogada individual, fez fila e chutou em cima da defesa cearense. Aos 20 minutos, Bismark arriscou de longe e Luiz Carlos ficou com a bola. Em jogada plasticamente bonita, Marcelo de Faria tentou a bicicleta e mandou por cima da meta.

O Fortaleza, que entrou em campo já rebaixado, mostrava vontade e pressionava. Aos 27 minutos, Marcelo de Faria invadiu a área e bateu cruzado para boa intervenção do goleiro. Antes de sair lesionado, Davi ainda arriscou um bom chute aos 33 minutos e Douglas fez a defesa. Aos 41 minutos, Saulo cobrou falta, a bola desviou na barreira e passou raspando a trave, assustando a torcida do Tricolor da Vila. Até que aos 45 minutos, Marcelo Nicácio aproveitou falha na defesa paranista para empurrar para as redes.

Segundo tempo

Na etapa final, o Paraná voltou bastante modificado, tentando manter a invencibilidade que já chegava a 10 partidas. E o time da casa precisou de cinco minutos para deixar tudo igual. Bruninho levantou na área e Marcelo Toscano desviou de cabeça para o fundo das redes. Aos nove minutos, Marcelo Nicácio fez jogada individual, levou para a linha de fundo e tocou totalmente sem direção.

O ritmo da partida caiu um pouco, truncada no meio campo. Aos 16 minutos, Dedé cruzou fechado e Luiz Carlos, ligado, segurou. Aos 19 minutos, bom cruzamento de Murilo, Adriano dominou na área e deixou a bola escapar facilitando o corte da defesa. Com segurança, o goleiro do Tricolor da Vila parou mais um levantamento, desta vez de Bismark, aos 22 minutos. No lance seguinte, Marcelo Nicácio arriscou o chute, para fora.

O jogo se encaminhava para seu final da mesma forma que os times chega ao fim da temporada, de forma melancólica. Aos 30 minutos, Marcelo Toscano deixou o goleiro para trás e bateu na rede pelo lado de fora. Aos 35 minutos, Igor invadiu a área, mas estava impedido segundo o árbitro. Aos 42 minutos, Bruninho recebeu na entrada da área e errou o passe de volta para Toscano. Aos 44 minutos, Adriano teve a chance para virar e a defesa travou o chute.