A escuderia de Fórmula 1 BMW Sauber passará ao controle do suíço Peter Sauber e não ao fundo de investimentos Qadbak Investment, como chegou a ser anunciado em setembro, anunciou a montadora alemã.
A BMW e Peter Sauber fecharam um acordo de compra que está condicionado à participação da escuderia no Mundial de Fórmula 1 de 2010, segundo a montadora, que não revelou o valor da operação.
Também não explicou o fim do acordo inicial com a Qadbak Investments, que representa os interesses de várias famílias no Oriente Médio e Europa.
Em julho, a BMW anunciou a retirada da Fórmula 1 ao fim do Mundial de 2009, em consequência de uma nova direção estratégica da empresa.
A empresa informou que a competição de carros, com muitos gastos em combustível, não se enquadra na ambição da BMW de construir uma imagem de marca "limpa"
Depois de três temporadas com resultados promissores, a BMW Sauber teve um ano ruim em 2009, com a nona posição no Mundial de construtores, com 36 pontos.
Peter Sauber, de 66 anos, está presente desde a década de 70 na Fórmula 1, mas em 2005 cedeu a escuderia a BMW, apesar de ter permanecido vinculado ao desenvolvimento técnico da equipe.
A equipe permanecerá com a sede na Suíça, em Hinwill, mas o número de funcionários cairá de 380 a 250 pessoas.